Com o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, as preocupações e gastos com a saúde ficaram ainda maiores. De acordo com a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), no ano de 2020 as operadoras de planos de saúde registraram aumento de mais de um milhão de novos beneficiários.
Pelo mesmo motivo, tem crescido também a procura pelos chamados seguros-saúde; modalidade distinta de proteção à saúde, mas que não garante a mesma cobertura nem a previsibilidade de gastos dos planos de saúde.
Daí você pode estar se perguntando: quais as diferenças entre seguro-saúde e plano de saúde?
Para esclarecer suas dúvidas, listamos neste artigo os principais pontos de semelhança e diferença entre eles, para que você entenda como cada um funciona e faça uma escolha segura e consciente.
Boa leitura!
Como funcionam os planos de saúde?
Os planos de saúde são, com certeza, um dos tipos de serviços mais conhecidos pela população, mas é sempre importante pontuar como funcionam.
Este é um serviço oferecido diretamente pelas operadoras de saúde ou por meio das empresas aos seus funcionários, no intuito de prestar assistência médica e hospitalar. Dessa forma, o beneficiário contrata essa assistência e, por meio do pagamento de mensalidades, passa a ter as coberturas descritas no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), relativas a gastos médicos, hospitalares, laboratoriais ou odontológicos.
A abrangência costuma variar de acordo com o plano de saúde contratado, por isso, ao requisitar um serviço médico, é sempre recomendado que o usuário se atente a isso, para conhecer bem a rede credenciada e as coberturas de cada plano.
Tire todas as suas dúvidas sobre plano de saúde!
Como funciona o seguro-saúde?
Nos seguros-saúde, ao contrário do que ocorre nos planos de saúde, o pagamento da mensalidade não garante necessariamente a cobertura financeira dos serviços utilizados. Isso vai depender se a operadora conta ou não com uma rede credenciada, o que nem sempre é o caso.
Na maioria das vezes, o usuário precisará arcar com os custos das coberturas utilizadas (no momento da utilização), recebendo posteriormente o reembolso parcial ou integral por parte da operadora.
Já nos casos em que a empresa que oferece o seguro contar com uma rede referenciada de serviços, o beneficiário pode não precisar arcar com as despesas imediatamente à utilização da cobertura, ficando esse acerto a cargo dessa operadora. Outro possível benefício nesse caso é uma redução de custos para o usuário.
Além disso, os contratantes desse tipo de serviço se comprometem ao pagamento mensal do chamado “prêmio”, que é uma espécie de mensalidade calculada de acordo com as chances de utilização das coberturas, segundo os cálculos atuariais feitos pela operadora, ou ainda de acordo com os tipos de proteções inclusas pelo beneficiário no momento da contratação.
Principais diferenças entre seguro-saúde e plano de saúde
Confira abaixo outras diferenças pontuais entre esses dois tipos de serviços de saúde:
1. Preço
Em geral, as mensalidades cobradas pelos seguros-saúde costumam ser menores que as dos planos de saúde, mas essa avaliação precisa ser feita com um pouco mais de cuidado.
O que justifica o custo menor do seguro-saúde é justamente o fato de que a operadora não arca com a totalidade das despesas médicas do beneficiário, e parte dos custos ficará por conta do usuário.
Caso o beneficiário faça um uso mais frequente dos serviços, o total de gastos pode se tornar bastante elevado e imprevisível, especialmente se for o caso de cirurgias, procedimentos ou exames de custo mais elevado.
E mesmo que alguns planos de saúde também ofereçam opções de contratação com coparticipação, a parte dos custos de responsabilidade do beneficiário costuma ser bem menor e mais previsível que no caso do seguro-saúde, com tabelas predefinidas.
2. Segurança
Outra diferença entre seguro-saúde e plano de saúde está no fato de que, por exigir do beneficiário o pagamento imediato das despesas médicas, uma eventual indisponibilidade financeira para tal pode privar o usuário da assistência necessária.
Um plano de saúde, por outro lado, garante a prestação do serviço, sem exigir essa participação financeira imediata, mesmo aqueles que possuem o mecanismo da coparticipação, o que só ocorre futuramente, em conjunto com a quitação da mensalidade, com maior flexibilidade no pagamento.
3. Flexibilidade
Por outro lado, um ponto favorável aos seguros-saúde é a possível flexibilidade de escolha dos prestadores dos serviços médicos.
Nos casos em que a prestadora não contar com uma rede credenciada, ficará a cargo do usuário escolher o local ou o profissional onde será atendido, de acordo com suas preferências.
Um diferencial positivo dos planos de saúde, no entanto, é que o usuário pode contar com o suporte do atendimento de sua operadora – via central de atendimento ou pelo site – para localizar opções de clínicas, hospitais e profissionais que melhor atendam suas necessidades de cobertura.
4. Tranquilidade
Os tópicos listados acima nos levam a perceber uma outra vantagem dos planos de saúde em relação à modalidade do seguro, que é a maior sensação de tranquilidade percebidas pelos beneficiários de planos de saúde.
Essa tranquilidade está relacionada à maior previsibilidade no orçamento familiar, trazida, devido ao valor fixo das mensalidades, em oposição ao seguro-saúde, que não permite a mesma previsão.
Um outro ponto de tranquilidade para quem opta pela contratação de um plano de saúde, é saber que você e sua família estarão assistidos, caso precisem, independentemente da disponibilidade financeira familiar, no momento da necessidade de assistência.
Geap Saúde: a melhor opção para o servidor público!
Neste artigo você pôde conhecer as principais diferenças entre seguro-saúde e plano de saúde, para que você possa avaliar os prós e contras de cada modalidade e fazer uma escolha consciente e segura.
Referência no mercado da saúde suplementar, a Geap Saúde é pioneira no modelo assistencial focado na promoção da saúde, prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida dos assistidos.
Além de oferecer diferentes tipos de planos de saúde para servidores públicos, dispomos também do Programa de Acesso a Bens e Serviços, que visa promover descontos e facilidades para seus beneficiários, por meio de parcerias com instituições que disponibilizam produtos e serviços voltados à promoção da saúde.
Você e sua família não poderiam estar em melhores mãos, quando o assunto é planos de saúde para servidores públicos.