Quem se cuida, evita – Geap Saúde

Quem se cuida, evita

A OMS estima que uma a cada 20 pessoas sabe que está com algum tipo de hepatite viral. A hepatite tem vacina para alguns tipos e em determinados estágios, tem tratamento em outros casos, mas a melhor forma de lidar com essas infecções é evitar. Globalmente, essas infecções são responsáveis por mais de 1,34 milhão de óbitos anualmente, dos quais 66% são causadas pela hepatite B, 30% pela hepatite C e 4% pela hepatite A.

Podemos contrair a hepatite de vários modos distintos: relações sexuais desprotegidas com pessoas infectadas são fatores de risco para a hepatite B, considerada doença sexualmente transmissível, enquanto alimentos contaminados e precárias condições sanitárias representam risco para as hepatites A e E. O compartilhamento de seringas e de outros objetos contaminados pelo sangue de pessoa infectada representam risco para adquirir o vírus da hepatite C.  

Os sintomas mais comuns são: enjoo, vômitos, emagrecimento rápido, febre, mal-estar e dor abdominal, seguida pela cor amarelada na pele e nos olhos.

A testagem é fundamental para identificação dessas infecções, uma vez que elas evoluem de maneira silenciosa, não apresentando sintomas em sua fase inicial. A pessoa pode estar com o vírus durante anos ou até mesmo décadas, sem saber que tem a doença. O vírus vai silenciosamente provocando a inflamação no fígado, o que pode terminar numa cirrose, como causa de um câncer de fígado.

Se cuide! A Geap está ao seu lado.


Mais Notícias