Neste mês, as campanhas de saúde dão visibilidade a cuidados com a saúde feminina. Março Amarelo alerta a mulher sobre a prevenção contra a endometriose. E Março Lilás sobre a prevenção ao câncer de colo do útero. Unindo as duas relevantes temáticas – e as duas cores numa só campanha institucional –, a Geap Saúde apresenta as principais informações a respeito das doenças em campanha durante todo o mês, nos seus canais de comunicação com o público.
Março Amarelo e a endometriose
Para orientar a população feminina sobre a importância dos exames preventivos que identificam a endometriose, a campanha traz a cor amarela num alerta em prol da qualidade de vida da mulher.
A endometriose é uma condição ginecológica benigna, crônica, caracterizada principalmente por dor pélvica e infertilidade. É provocada quando células do endométrio (o tecido que reveste a camada interna do útero), ao invés de serem expelidas com a menstruação, se movimentam no sentido oposto e migram para outras partes do corpo, principalmente para o abdome, além de ovários, ligamentos uterinos, bexiga e intestino.
A endometriose pode acometer mais de um local diferente do corpo da mulher ao mesmo tempo, podendo coexistir em até três ou quatro órgãos diferentes. Além disso, cerca de 80% dos casos de dor pélvica crônica e 40% dos casos de infertilidade são causados pela endometriose.
A faixa etária mais acometida é a de 25 a 35 anos. Estima-se que, em todo o mundo, a endometriose afete cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de 7 milhões somente no Brasil.
Março Lilás e o câncer de colo do útero
A cor lilás deste mês objetiva conscientizar a população feminina sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo uterino.
Também chamado de câncer cervical, é causado principalmente pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), desenvolvendo-se a partir de alterações no colo do útero causadas por esses vírus. Quando diagnosticada precocemente, há maiores chances de um bom prognóstico da doença.
O Ministério da Saúde indica que, no Brasil, o câncer de colo do útero é o quarto tipo mais comum entre as mulheres. Já segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), é a principal causa de morte entre mulheres na América Latina e no Caribe. Apesar de ser evitável na maioria dos casos, a doença mata 35,7 mil a cada ano nas Américas.
Acompanhe os canais de comunicação da Geap ao longo deste mês e saiba tudo sobre as causas, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento das doenças.