A campanha Setembro Amarelo foi adotada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM),em 2014, para dar visibilidade à importância de se discutir sobre o suicídio. No Brasil, os números são alarmantes. A cada anos, são registrados cerca de 14 mil suicídios e mais de um milhão no mundo. Praticamente 100% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, a maioria não diagnosticados ou tratados. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e o abuso de substâncias.
Por muito tempo, falar sobre suicídio foi um grande tabu. E isso, assim como a dificuldade em buscar ajuda, a falta de conhecimento e de atenção sobre o assunto, condiciona barreiras para a prevenção. Lutar contra esse tabu é fundamental para que a prevenção seja bem-sucedida.
Busque apoio:
- Ligue 188 para conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), a qualquer hora do dia, todos os dias, de forma gratuita.
- Se identificar em alguém sintomas de depressão ou indícios de suicídio, ofereça suporte emocional e informe sobre a ajuda profissional.
- Suicídio pode ser prevenido. Transtornos mentais têm tratamento. Procure ajuda.
Geap Saúde e o cuidado com a saúde mental
Neste ano, a campanha enfatiza a esperança de dias melhores em campanha intitulada “O sol nasce para todos”. A campanha traz a mensagem de que, todos nós temos a chance de mudanças e melhorias a cada novo amanhecer.
Atualmente, os beneficiários possuem a disponibilidade de diversos psicólogos e médicos psiquiatras em sua rede credenciada.
Além disso, a Geap investiu no melhor sistema do mercado para consultas no conforto de casa. O programa, chamado de Telessaúde, já conta com psicologia e psiquiatria, além de 19 outras especialidades. Realizados diretamente pela área restrita do beneficiário no site oficial da Geap, os atendimentos têm agradado pela facilidade e fácil usabilidade do sistema.