Imunidade baixa: 8 sinais (o que fazer para melhorar) – Geap Saúde

Imunidade baixa: 8 sinais (o que fazer para melhorar)

Com a imunidade baixa, nos tornamos mais vulneráveis a vírus e bactérias, que podem causar de um simples resfriado a problemas mais graves.

Mas como saber quando esse nosso sistema de defesa não está funcionando bem e, principalmente, como fazer para mantê-lo sempre nas melhores condições?

No artigo de hoje, você vai conhecer 8 sinais de imunidade baixa e o que fazer para fortalecer o seu sistema imunológico.

Acompanhe o artigo até o final!

Quais são os sinais e sintomas de imunidade baixa?

Diversos indícios podem apontar que nosso sistema imune não está cumprindo sua função da melhor maneira, mas dois deles são os mais claros: a frequência e a duração com que apresentamos problemas de saúde.

Acabou de se curar de um resfriado e, em pouco tempo, já está tendo outro? Está gripado ou resfriado há mais de uma semana? É bom ficar atento pois provavelmente sua imunidade está baixa e não está conseguindo combater os agentes infecciosos como deveria. 

Confira outros sinais de que suas proteções naturais precisam melhorar:

  • Falta de energia persistente para realizar as atividades diárias.

  • Dores difusas pelo corpo, sem causa aparente.

  • Sensação de fraqueza ou cansaço mesmo aos pequenos esforços.

  • Sono excessivo, mesmo após uma noite bem-dormida.

  • Infecções recorrentes (urinárias, de pele, respiratórias).

  • Diarreias de repetição.

  • Episódios recorrentes de herpes.

Vale lembrar que esses sintomas podem estar presentes em várias outras condições de saúde, mas é sempre importante estar atento e tratá-los, independentemente da causa.

Mulher com imunidade baixa

Quais são as causas da baixa imunidade?

O enfraquecimento do sistema imune pode ocorrer por diversos motivos, que vão desde uma tendência natural até hábitos de vida.

Veja abaixo os principais fatores:

1. Alimentação inadequada

O nosso organismo precisa ingerir uma quantidade e uma variedade de nutrientes para que tenha condições de funcionar da melhor forma e reagir às agressões de agentes externos que estão à nossa volta.

E aqui não estamos falando somente do consumo de vitamina C, como a maioria das pessoas pensa. Um organismo bem alimentado é aquele que apresenta níveis adequados de diversos nutrientes, os quais estão presentes em diferentes tipos de alimentos ou por meio de suplementação específica

.

2. Fatores genéticos

Como praticamente tudo em nosso corpo, nossas tendências genéticas exercem uma influência importante em nosso nível de resistência a agentes infecciosos. Não à toa conhecemos aquelas pessoas que estão frequentemente gripadas, resfriadas ou com algum tipo de indisposição física.

Isso, porém, não significa uma sentença definitiva. Significa somente que essas pessoas precisam ter um olhar mais atento aos cuidados necessários para fortalecer suas barreiras naturais, além de investigar – com especialistas – possíveis causas para essa deficiência.

3. Hábitos de vida

Nossa rotina e estilo de vida também exercem uma influência importante sobre nosso sistema imunológico.

A qualidade do nosso sono é um desses fatores bastante decisivos. Pessoas que dormem menos do que precisam ou que têm um sono de má qualidade tendem a ter mais episódios de doenças e infecções.

Casal de idosos dormindo


O mesmo vale para pessoas frequentemente ansiosas e estressadas. O hormônio cortisol, produzido quando estamos emocionalmente alterados, é altamente inflamatório e pode trabalhar contra nossa saúde, quando mantido elevado por muito tempo.

O excesso de atividades físicas ou o sedentarismo também podem levar à queda de nossas defesas naturais. Nesse sentido, a palavra-chave é: equilíbrio! Finalmente, o tabagismo e o alto consumo de álcool são conhecidos fatores que comprometem a saúde em geral, não sendo diferente em relação ao sistema imune.

4 – Problemas de saúde

Outra causa para os sinais de imunidade baixa são as doenças com ação imunossupressoras, como é o caso do lúpus (doença autoimune), o diabetes, o câncer, além de infecções como as provocadas pelo vírus HIV.

Essas condições têm o poder de reduzir a atividade e a velocidade de reação do nosso sistema imune, favorecendo o desenvolvimento de outros problemas de saúde.

No caso específico do lúpus, as próprias medicações utilizadas (visando baixa a ação autoimune do organismo) podem favorecer essa queda das barreiras de proteção do organismo.

Para todas essas situações, o acompanhamento médico regular é fundamental para compensar essas deficiências e favorecer sua saúde.

O que fazer para aumentar a imunidade

Ao perceber alguns dos sinais de imunidade baixa, que citamos ao longo deste artigo, o ideal é procurar uma avaliação médica para que sejam feitos exames e uma avaliação específica, para identificar as possíveis causas.

Independentemente disso e das medidas propostas por seu médico, os cuidados diários para fortalecer seu sistema imune são fundamentais e precisam ser tomados todos os dias.

Confira algumas dessas medidas que você pode (e deve) tomar:

  • Tenha uma alimentação saudável e equilibrada. Dê prioridade para o consumo de alimentos naturais e integrais e reduza o consumo de produtos industrializados ou ricos em gorduras, conservantes e açúcar.

  • Beba uma quantidade de água adequada para seu peso. A recomendação dos especialistas é de 15 ml de água por quilo de peso corporal. O que, para alguém de 70 kg, daria 2,1 litros diários.

  • Atente-se aos hábitos de higiene. Evite colocar as mãos no nariz, boca e olhos, quando estiver fora de casa e, sempre que possível, lave as mãos ou faça o uso de álcool em gel. Medidas essenciais em tempos de pandemia.

  • Pratique atividades físicas regularmente, mas permita que seu corpo se recupere adequadamente.

  • Tenha uma rotina regular de sono, tanto em quantidade quanto em qualidade.

  • Evite o estresse e controle a ansiedade.

  • Tome sol diariamente para aumentar a produção de vitamina D, o que auxilia no fortalecimento do sistema imune.

  • Não use medicações sem o conhecimento do seu médico.

  • Mantenha um controle frequente com seu médico, caso apresente doenças crônicas. 

Conheça uma lista de alimentos que podem reforçar seu sistema imunológico!

Alimentos que aumentam a imunidade

Baixa imunidade: a importância de um bom plano de saúde!

Como mencionado, os sinais de imunidade baixa também podem estar relacionados à doenças crônicas, como diabetes, lúpus, artrite, fibromialgia, dentre muitas outras. Por isso, consultar um médico para realizar check-ups é fundamental para que se obtenha um diagnóstico adequado. 

Nesse sentido, contar com a cobertura de um bom plano de saúde é um diferencial importante para viabilizar esse acompanhamento regular, tanto de consultas quanto de exames. 

Com um plano de saúde GEAP você tem acesso a uma ampla rede credenciada e uma variedade de planos, tanto individuais quanto familiares, que certamente vão atender perfeitamente às suas necessidades.

Quero ser um beneficiário Geap!



Mais Notícias