A saúde mental é tão importante quando a saúde física e pode resultar em problemas sérios ao corpo, quando negligenciada. Por isso, neste “Janeiro Branco”, a Geap apoia a campanha nacional iniciada em 2014 no Brasil, adotada pelo Ministério da Saúde e desenvolvida pelo Instituto que leva o mesmo nome da ação.
Além de promover a conscientização sobre o tema, a Geap dispõe de uma ampla rede credenciada, com psiquiatras, psicólogos e clínicas de diferentes especialidades. O beneficiário da Autogestão pode contar ainda com o Integra Saúde, oferta de atenção de excelência em clínicas de Atenção Primária à Saúde (APS) em seis diferentes estados do país, e também por atendimento virtual para todo o Brasil, sem coparticipação, disponível para todos os planos. Com foco no cuidado integral, a equipe é composta por profissionais de especialidades – como nutricionista, enfermeiro e fisioterapeuta -, inclusive psicólogos.
Saúde Mental em foco – O Janeiro Branco é marcado pela promoção de ações de qualidade de vida por meio do acompanhamento psicológico e tratamento específico para as necessidades relacionadas a transtornos como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo e pessoas com demandas de cuidado decorrentes por conta do uso de substâncias psicoativas (como álcool e drogas).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental um estado de bem-estar que possibilita ao indivíduo o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para realizar suas atividades e conviver em comunidade. Resulta de um conjunto de fatores biológicos, psicológicos e sociais, por isso a abordagem para o acompanhamento deve ser multidisciplinar.
