Em live realizada no último dia 29, a diretora-presidente substituta da Geap, Rosana Souza, anunciou a mudança nos sistemas de autorizações e de auditorias de contas assistenciais, que a partir deste sábado, 31, serão feitos pelo sistema operacional TISS. “Sabemos que no início haverá adaptações, e por isso precisamos do apoio de todos. No atendimento de urgência e emergência, o fundamental é não deixarmos o beneficiário desassistido, vocês devem realizar o atendimento e regularizar depois, nossos beneficiários não podem sentir o impacto da mudança”, afirmou ela.
A diretora-presidente substituta reiterou que no site do prestador há diferentes materiais de apoio e informações sobre o novo sistema, como um vídeo tutorial, o manual do fornecedor, o manual do prestador, com disponibilização de serviços de atendimento ao cliente (SAC) e outros. No envio de contas médicas assistenciais não há muita dificuldade, porque o que vai mudar é a operacionalização do sistema. Já no sistema de autorizações as mudanças são um pouco mais significativas e a equipe está preparada para todo o suporte necessário.
Muitos colaboradores já conhecem o TISS, porque ele já é usado por outras operadoras. Segundo a diretora-presidente, o novo sistema traz mais segurança e dinamismo e a equipe da central de informações está treinada e capacitada para dirimir as dúvidas que surgirem no processo.
Participação – Durante o período da live realizada na última quinta-feira (22) houve grande participação, foram feitas mais de 240 perguntas que serão respondidas individualmente. Entre as dúvidas, os temas mais mencionados foram sobre como o faturamento será processado no novo sistema, incluindo o envio de guias físicas e digitais e se será preciso escanear as guias do sistema. Para os prestadores que enviam XML, no portal está disponibilizado recurso para realização do upload para o envio, assim como para o processo de envio de anexos vinculados às contas. Após a implantação será disponibilizado o processo de envio via webservice para autorizações seguindo o padrão TISS, sendo aceito as três últimas versões.
Para os prestadores que realizam o processo através de digitação está disponibilizado no próprio portal funcionalidade para esse fim. Sobre os recursos de glosa de contas apresentadas no Sisgeap, outro tema muito abordado na live, a equipe técnica da Geap informou que serão realizados exclusivamente no Sisgeap e os de TMS exclusivamente no TMS, sendo que nesse caso, o portal permitirá a digital de recursos diretamente ou poderá ser enviado arquivo XML com o recurso de glosa. Outra dúvida, foi se haveria necessidade de novos logins ou senhas para acessar o novo sistema, mas os usuários e senhas permanecerão inalterados.
Com relação à transmissão realizada na sexta (30), voltada para esclarecimento de dúvidas, foram quase duas horas de live, com um time da Geap selecionado para responder 187 questionamentos enviados. O vídeo das lives foi disponibilizado do site da Geap.
Confira: https://www.geap.org.br/_novosistemaoperacionalgeap)

