Prezado Prestador,
Informamos que foi prorrogada até o dia 30/11/2024 a suspensão de autorização prévia para procedimentos de baixa complexidade laboratoriais categorizados como nível zero, devido à transição do sistema e ao período de adaptação dos prestadores, com o objetivo de não prejudicar o atendimento aos beneficiários. Fica estabelecido que o pagamento deverá ocorrer posteriormente, mediante a análise dos documentos obrigatórios a seguir:
• Pedido médico contendo nome, CRM e assinatura;
• Guia manual assinada pelo beneficiário.
Para melhor andamento das solicitações, se faz necessário que seja inserido separadamente os exames simples de baixa complexidade, dos exames especiais e/ou com Diretriz de Utilização (DUT), aqueles considerados de alta complexidade. Ressaltamos que os exames especiais possuem critérios de análise distintos.
Os procedimentos de alta complexidade, bem como detentores de DUT, que necessitam de autorização prévia, podem ser pesquisados no portal do prestador, conforme segue:

Em “pesquise a elegibilidade de autorização”, é possível confirmar se o exame necessita de autorização prévia e quais documentos são necessários para envio:
A Geap segue os prazos estabelecidos pela ANS de acordo com a Resolução Normativa
566/2022.
Contamos com o apoio dos envolvidos para celeridade e efetividade do processo regulatório.
Atenciosamente,
Geap Autogestão em Saúde.