O último mês do ano traz consigo campanhas muito importantes para o calendário da saúde. Uma delas é a do Dezembro Vermelho, voltada para o combate à Aids – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. No dia 1º de dezembro celebra-se o Dia Mundial contra a Aids, mas o alerta vale durante todo o mês, quando são promovidas várias ações visando conscientizar, prevenir e informar a população sobre o tema.
Embora a última década tenha sido de grandes avanços e conquistas relacionadas à doença – que na verdade é uma síndrome, o número estimado de pessoas infectadas pelo vírus HIV no Brasil ainda cresce significativamente a cada ano, indo no sentido contrário de outros países do mundo. Graças aos progressos da ciência e da medicina, torna-se cada vez mais possível ter uma vida normal sendo portador do HIV. O diagnóstico precoce é fundamental para um acompanhamento adequado.
A informação é forte aliada no processo de prevenção, tratamento e contenção dos novos casos de Aids no mundo todo. Por isso, é preciso intensificar a disseminação de conteúdo acerca do assunto. É preciso falar sobre a Aids e sobre o HIV, pois ainda existem várias questões a serem esclarecidas. Não há mais tempo para preconceitos, é possível conviver e viver bem com a Aids, mesmo sem a cura, lembrando que prevenir é o melhor remédio.
A Geap entende a importância e seriedade do assunto, apoiando o Dezembro Vermelho e promovendo ações voltadas para a conscientização que essa luta exige. A prevenção salva e o diagnóstico melhora a qualidade de vida de muita gente. Cuide-se e, na dúvida, faça o teste do HIV.