“Batalha de Tintas, nem toda deficiência é visível” movimenta Dia das Crianças – Geap Saúde

“Batalha de Tintas, nem toda deficiência é visível” movimenta Dia das Crianças

Já tradicional no calendário de atividades do Instituto Steinkopf, a “Batalha das Tintas, nem toda deficiência é visível” movimentou o Dia das Crianças, levando cerca de 300 pessoas, entre pais, crianças e familiares de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ao estacionamento do Brasília Shopping, na manhã do domingo, 12. Foi um momento de diversão e conscientização sobre o autismo e deficiências que nem sempre são percebidas apenas com os olhos. A atividade contou com o apoio da Geap Saúde.

A festa começou com um café da manhã, seguida de uma animação musical e a entrega de um certificado e reconhecimento aos parceiros do programa Uma Sinfonia Diferente, entre eles, a Geap. A gerente da Atenção Integral à Saúde, Janaina Faria Lopes Boueres, representou a Operadora: “É uma alegria enorme participar de um momento como este, em que a arte se torna ponte entre a assistência e a inclusão. O projeto Uma Sinfonia Diferente representa exatamente o que acreditamos na Geap: o cuidado integral que acolhe, escuta e dá espaço para cada pessoa se expressar do seu jeito. Na ‘batalha de tintas’, pudemos ver que nem toda deficiência é visível — e que, quando olhamos com empatia, percebemos que as diferenças se transformam em cores, sons e gestos que nos aproximam. Em nome da Geap, agradeço ao Instituto Steinkof pela parceria e por nos permitir estar junto em iniciativas que unem saúde, arte e inclusão social. É um privilégio apoiar um projeto que promove tanto aprendizado e sensibilidade”, afirmou ela.

A atividade foi finalizada com a Batalha das Tintas, uma verdadeira “guerra” colorida, cuja “armas” eram tintas atóxicas e laváveis. “Foi maravilhoso, foi uma manhã incrível para nós, um evento inclusivo e de grande importância para as famílias atípicas. As crianças se sentiram amadas, acolhidas e se divertiram muito. Para nós, pais, foi um momento de muita descontração e leveza. Acredito que esse olhar para a neurodiversidade, promovendo a inclusão com equidade seja o caminho para formar cidadãos mais empáticos, desta forma, a sociedade como um todo ganha”, afirmou Berlânia Carvalho, analista da Assessoria de Riscos e Governança, que levou o seu filho de 12 anos com TEA e também sua filha de 9 anos para curtirem as brincadeiras.

Veridiane Lopes Ferreira, assistente administrativo da Geap, tem quatro filhos, dois deles com TEA: “Quando a Operadora apoia eventos como esse, reforça ainda mais o compromisso da instituição com a inclusão, o bem-estar e o cuidado com todos nós, famílias atípicas. Foi maravilhoso estar em um espaço seguro, acolhedor e repleto de respeito. Meus filhos se divertiram muito, e sou imensamente grata por essa oportunidade”, afirmou ela.

O Instituto Steinkopf é uma entidade dedicada ao atendimento, pesquisa e inovação no campo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), cujo principal propósito é melhorar a qualidade de vida das pessoas autistas e de suas famílias, por meio da musicoterapia, com uma abordagem humanizada e baseada em evidências para promover a inclusão.


Mais Notícias