Bem-estar

Como cuidar da saúde mental antes e após virar servidor público!

4 Minutos de Leitura
Como cuidar da saúde mental antes e após virar servidor público!

Estudar para concurso é o tipo de desafio que pode durar anos. Além de se dedicar rigorosamente aos estudos, ainda é preciso lidar com o estresse antes e após a aprovação, especialmente se escolher uma carreira mais exaustiva e estressante do serviço público. 

Sendo assim, cuidar da saúde mental é fundamental para que tanto o período de estudos quanto o de trabalho sejam prazerosos. 

O concurseiro e o estresse até a aprovação!

Ao decidir estudar para concurso público, o concurseiro precisa também de uma boa preparação mental. Isso porque as cobranças são muitas e vêm não apenas de amigos e familiares, mas também do próprio estudante.

É uma trajetória que exige muita dedicação e renúncia de várias atividades prazerosas, interfere no convívio com outras pessoas e nem sempre é compreendida por quem está fora daquele mundo de aulas e livros.

Além disso, muitos precisam conciliar uma rotina delicada de trabalho e estudos. E, por vezes, precisam lidar com as dificuldades para comprar material, pagar inscrições e viajar para fazer prova em outros estados.

Todas essas situações são extremamente estressantes e podem gerar quadros de ansiedade e até depressão, inclusive, após a aprovação. 

O que é pneumonia? Sintomas, causas e tratamentos!

Por que certas carreiras públicas são tão estressantes?

É verdade que toda profissão tem seus altos e baixos. Contudo, seguir determinadas carreiras públicas pode ser bem mais estressante, ainda que este seja o sonho de uma vida toda. São exemplos:

  • Profissionais da saúde
  • Professores
  • Policiais

Essas profissões fazem parte de três áreas bastante precárias no Brasil, que são a saúde, a educação e a segurança. Tais profissionais precisam lidar com desvalorização salarial e profissional, longas e extenuantes jornadas laborais, condições nem sempre favoráveis de trabalho, além das características próprias da profissão.

O policial, por exemplo, põe a própria vida em risco para proteger a sociedade. Já o professor tem a difícil missão de educar uma sala repleta de alunos com pouca infraestrutura. E o profissional de saúde está sempre exposto às fragilidades do ambiente hospitalar como estrutura precária e insuficiência de profissionais para atender a alta demanda de pacientes.

O intuito não é desmotivar os seus estudos, mas deixar claro que passar em um concurso é apenas a primeira etapa de uma trajetória que pode ser bem mais exigente, mesmo após o tão sonhado cargo público. E você precisa estar preparado. 

Como cuidar da saúde mental enquanto estuda para concurso

Seguir uma rotina intensa de estudos não é mesmo fácil. Justamente por isso é que cuidar da saúde mental deve fazer parte da vida diária do concurseiro. O controle emocional é que vai ajudá-lo a encarar essa fase com mais leveza, tornando-a mais agradável, saudável e, claro, sustentável. Vamos às dicas:

  • Entenda que passar em um concurso é um projeto de médio a longo prazo.
  • Escolha um dia para ficar totalmente longe dos estudos. Aproveite para sair, se divertir e encontrar os amigos ou ficar mais perto da família.
  • Durma bem. Abrir mão do sono para estudar não é saudável e atrapalha a aprendizagem.
  • Não se compare. Cada pessoa tem uma vida, uma rotina, um histórico de estudos. Concentre-se apenas em dar o seu melhor.
  • Cuide da saúde física: realize as consultas de rotina, investigue novos sintomas, faça exercícios físicos diariamente, alimente-se bem e mantenha-se hidratado.
  • Planeje o seu dia e organize um cronograma de estudos que seja viável, evitando metas inatingíveis.

Como o servidor pode lidar com o estresse

O estresse no trabalho é tão recorrente que a OMS (Organização Mundial de Saúde) incluiu a Síndrome de Burnout. Ressalta-se, porém que essa CID não está em vigor no Brasil atualmente e somente é utilizado o CID 10, que classifica o estresse extremo e cronico.

A Síndrome de Burnout é decorrente do estresse crônico, exaustão extrema e esgotamento físico associado à rotina e condições de trabalho e provoca sintomas, como exaustão, fadiga, sintomas depressivos, insônia, dores de cabeça, cansaço físico e mental, alteração do apetite, insegurança em relação às próprias capacidades, pessimismo constante, entre outros.

Sabemos que nem tudo está ao nosso alcance. No entanto, sempre é possível melhorar alguns aspectos do nosso trabalho. 

O primeiro passo é escolher uma área profissional com a qual você se identifique e sinta prazer em trabalhar. Isso é fundamental para ter mais prazer, satisfação e poder lidar melhor com os desafios.

Dito isso, confira algumas dicas para ter mais saúde mental no trabalho:

  • Planeje e organize o seu tempo para evitar a sobrecarga de atividades. Se for preciso, recorra ao setor de Recursos Humanos do seu órgão para te ajudar a fazer isso.
  • Inclua na rotina momentos para cuidar da saúde, rever amigos e descansar.
  • Torne o seu ambiente de trabalho mais agradável e prático. Pequenas mudanças já podem deixar o local bem mais confortável, como a presença de objetos ou fotos da família.
  • Não leve trabalho para casa. Aproveite a sua folga para descansar de verdade.
  • Cuide da sua saúde física e mental de forma preventiva, esteja atento aos sintomas e busque ajuda especializada.

Geap, o plano de saúde do servidor!

Cuidar da saúde mental deve ser a sua prioridade, servidor. É importante contratar um plano de saúde de qualidade que te dê um suporte em saúde suplementar para te acolher quando você precisar. Por isso, conte com a Geap e tenha à disposição serviços personalizados e diferenciados para a sua categoria profissional. 

A Geap é uma operadora de planos de saúde voltados exclusivamente para o servidor público e sua família. Temos planos com abrangência nacional, estadual e por grupos de municípios, ampla rede credenciada com mais de 17 mil prestadores, 77 anos de experiência e opções com cobertura maior do que o rol da ANS. 

Clique aqui e torne-se agora um beneficiário Geap!

Related posts
Bem-estarCuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dia Mundial do Câncer: hábitos que podem te proteger!

4 Minutos de Leitura
No dia 4 fevereiro é lembrado o Dia Mundial do Câncer, uma doença com grande incidência em todo o mundo, causada por…
Bem-estarCuidado e Prevenção

Chutou o balde no fim de ano? Confira dicas para se recuperar!

3 Minutos de Leitura
Fim de ano é sinônimo de relaxamento e celebração e, consequentemente, muita comida e bebida. É quando os cuidados com a alimentação…
Bem-estarCuidado e PrevençãoNotícias

A importância do pediatra na saúde do seu filho

3 Minutos de Leitura
A presença do médico pediatra na saúde do seu filho é essencial para seu desenvolvimento pleno.  Afinal, estamos falando de uma especialidade…