O que é pneumonia? É uma doença inflamatória, que atinge os pulmões e, quase sempre, está associada a alguma infecção viral ou bacteriana.
É uma condição grave e que pode levar o paciente a óbito. Por isso, seguir o tratamento para a pneumonia, de forma rigorosa, é requisito básico para frear a evolução da doença.
A seguir, você vai saber como é diagnosticada a pneumonia e como é possível tratá-la corretamente.
Dia Mundial da Pneumonia
Todo mês de novembro é celebrado o Dia Mundial da Pneumonia. Data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma forma de alertar a todos – especialistas e sociedade – para a gravidade e os riscos da doença.
Quais os sintomas da pneumonia?
Os sintomas da pneumonia são indícios de que as trocas gasosas que acontecem nos pulmões estão comprometidas pela infecção. Os sinais mais comuns são:
- Falta de ar;
- Cansaço;
- Fadiga;
- Dor no peito ou nas costas durante a respiração;
- Prostração;
- Falta de apetite;
- Tosse com ou sem catarro;
- Dor de cabeça;
- Febre alta;
- Respiração acelerada;
- Alterações na pressão arterial.
O que causa a pneumonia?
A pneumonia pode ter origem viral ou bacteriana e, geralmente, acontece após uma gripe ou resfriado mal curado.
Outras causas comuns são o uso de cigarro, o consumo abusivo de álcool, muito tempo de exposição ao ar-condicionado, as alergias respiratórias e as mudanças bruscas de temperatura.
Além disso, estão no grupo de risco os idosos, as crianças, os pacientes internados e entubados.
As pessoas que se encontram nas condições citadas tendem a ter o sistema imunológico mais debilitado. Por isso, estão mais suscetíveis à contaminação por vírus, bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças, presentes no ar que respiramos diariamente.
Quais são as principais doenças respiratórias e como detectar?
Tratamento da pneumonia
Diante da suspeita de pneumonia, o médico deve solicitar exames de imagem, como o raio x do tórax, para fechar o diagnóstico.
Após confirmada a pneumonia, é hora de começar o tratamento, que geralmente é diversificado e visa combater os agentes causadores da doença e aliviar os sintomas, incluindo:
- Uso de antibióticos por via oral ou inalatória.
- Uso de medicamentos para atenuar sintomas como febre e dor.
- Medidas e medicações para reduzir irritação das vias áreas e episódios de tosse.
- Indicação de repouso, alimentação saudável e boa hidratação.
De uma maneira geral, não há necessidade de internação para tratar a pneumonia. Mas, em casos mais graves, essa medida pode ser orientada pelo médico para melhor controle da doença.
Gripe ou resfriado: qual a diferença?
E como prevenir a pneumonia?
A vacina contra a pneumonia, chamada de vacina pneumocócica, é uma forma de prevenção e está disponível nos postos de saúde. É indicada para crianças a partir de 2 anos de idade e também para idosos, mas adultos de todas as faixas etárias também podem tomá-la.
Outra vacina, que também é muito importante, é a vacina da gripe, aplicada periodicamente pela rede pública (gratuitamente) e particular de saúde.
Além das vacinas, existem outras medidas preventivas que vale a pena conhecer para evitar a pneumonia:
- Manter-se bem agasalhado em dias frios.
- Evitar permanecer em locais fechados, com grande número de pessoas.
- Tratar corretamente gripes e resfriados até a cura total dessas doenças.
- Usar máscaras, principalmente em ambientes com aglomeração.
- Evitar o contato com pessoas que apresentam sintomas gripais.
- Fortalecer a higiene pessoal.
- Observar a evolução de gripes e resfriados e procurar um médico caso constate febre ou tosse persistente, mesmo após eliminação de outros sintomas gripais.
A Geap é uma operadora de planos de saúde com uma missão muito importante: promover saúde para a população, seja por meio da produção de conteúdo úteis (e sempre gratuitos), seja oferecendo planos de saúde de qualidade para servidores e funcionários públicos.
Venha conhecer mais de perto os serviços que a Geap disponibiliza para você e sua família.