Bem-estarCuidado e Prevenção

Chutou o balde no fim de ano? Confira dicas para se recuperar!

3 Minutos de Leitura
Mulher sorridente comendo salada

Fim de ano é sinônimo de relaxamento e celebração e, consequentemente, muita comida e bebida. É quando os cuidados com a alimentação saudável acabam ficando um pouco de lado. 

Além disso, nessa época, a rotina fica muito alterada, e fazer exercícios físicos, por exemplo, muitas vezes acaba ficando de lado.

Entretanto, é importante evitar os excessos também nesses dias e manter os cuidados com o corpo para começar o ano novo com o pé direito, sem os efeitos negativos dos exageros. 

Confira as dicas mais importantes para você que chutou o balde no fim de ano.

O que é pneumonia? Sintomas, causas e tratamentos!

Dicas (fáceis) para quem chutou o balde no fim de ano

Grupo brindando com champagne

Antes de tudo, queremos deixar claro que o objetivo deste conteúdo não é impedir você de se divertir. A ideia aqui é garantir que as festas de confraternização deixem apenas lembranças boas e não resultem em problemas que você terá que resolver no ano seguinte. 

Exagerar na bebida e/ou na comida pode render muitos incômodos, como ganho de peso, desconfortos abdominais e agravamento de problemas de saúde já existentes, como o refluxo e as enxaquecas, por exemplo.

A seguir, alguns cuidados para adotar antes e durante as festas ou para quem já chutou o balde no fim de ano:

Durante o dia, antes das confraternizações, alimente-se normalmente, o mais saudável que conseguir e beba bastante água. Evite fazer jejum para “aproveitar” os comes e bebes, pois a tendência é exagerar ainda mais à mesa.

Na hora de montar o prato, comece sempre pelas saladas. Em seguida, escolha os alimentos de sua preferência, mas sem exageros. 

Isso vale também para as sobremesas. Prove um pouco de cada opção, mas de maneira consciente, saboreando cada pedaço e parando quando estiver satisfeito.

Caso consuma bebidas alcoólicas, lembre-se de intercalar os drinks com copos de água para se manter hidratado.

Outra dica é evitar pratos muito calóricos, ricos em creme de leite, molhos ou maionese em sua composição. Estes também são mais propensos a causar desconfortos abdominais e intoxicação alimentar.

Veja também: Alimentos ricos em fibras: conheça 5 benefícios

As dicas para se recuperar dos exageros de fim de ano

Mesa com ceia de Natal

Chutou o balde no fim de ano e não sabe como voltar à rotina saudável? Selecionamos algumas dicas bem legais que vão ajudar nesse processo de recuperação. Veja só:

Faça exercícios físicos de força

A musculação é muito importante para fortalecer o corpo, queimar calorias e evitar a tão temida gordura localizada. 

Faça exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos, como a corrida, a caminhada (na rua ou na esteira) e o ciclismo ajudam o corpo a expulsar substâncias tóxicas. Também são excelentes para acelerar o gasto calórico, eliminando as calorias extras que você consumiu.

Aumente o consumo de líquidos

Consumir muita água é importante o ano todo, sendo mais ainda neste período. Quanto mais hidratado seu corpo estiver, mais condições ele terá para lidar com os exageros do fim de ano, tanto alimentares quanto com o álcool.

Para isso, prefira opções como água, água de coco, sucos naturais e chás. 

Evite refrigerantes e sucos açucarados, pois sobrecarregam ainda mais o organismo e estimulam o ganho de peso devido ao excesso de calorias que possuem.

Quais são as principais doenças respiratórias e como detectar?

Combata a retenção 

A retenção pode ser causada pelo consumo exagerado de alimentos e também pela baixa ingestão de água. 

Ao contrário do que muita gente pensa, para combater a retenção hídrica, o ideal é consumir ainda mais líquidos, mas líquidos saudáveis. 

Além de aumentar o consumo de líquidos saudáveis, como citamos no tópico acima, outra dica importante é evitar os alimentos ricos em sódio (que provocam ainda mais retenção). 

Mãos segurando fogos de artificio

Gripe ou resfriado: qual a diferença?

Claro que apenas alguns dias fora do foco não são suficientes para você perder tudo que foi conquistado ao longo do ano. Além disso, sabemos que as festas de fim de ano são um momento de relaxamento e diversão. 

Ainda assim, é importante tentar reduzir os estragos causados pelos excessos e, com isso, minimizar os danos. Desta forma, você consegue aproveitar todos os momentos com a família e os amigos, sem abrir mão da sua saúde física e mental. Afinal, cuidar da nossa saúde deve ser uma prática diária, independentemente de datas festivas.

A Geap sabe o quanto é importante ter esses cuidados e, por isso, está sempre promovendo saúde e bem-estar a todos, seja por meio de serviços de excelência ou produzindo conteúdos de qualidade e sempre gratuitos.

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…