Bem-estarCuidado e PrevençãoNotícias

A importância do pediatra na saúde do seu filho

3 Minutos de Leitura
Pediatra segurando criança no colo

A presença do médico pediatra na saúde do seu filho é essencial para seu desenvolvimento pleno.  Afinal, estamos falando de uma especialidade que não cuida de uma parte específica do corpo, mas das duas fases mais definidoras da vida do ser humano: a infância e a adolescência. 

Vamos saber mais sobre a origem e importância desse especialista?

A pediatria como especialidade médica

Médica de braços cruzados

Historicamente, a pediatria é uma área da medicina considerada nova, com apenas dois séculos de existência formal. As primeiras unidades especializadas nessa faixa etária surgiram na Europa, no século 19, tendo como pioneiro um hospital na França, seguido por uma unidade na cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos.

Foi nos Estados Unidos que o médico alemão Abraham Jacobi ficou conhecido como o pai da pediatria norte-americana devido aos seus múltiplos trabalhos desenvolvidos nesse segmento, incluindo a criação de uma clínica para crianças.

No Brasil, o século 19 também foi o período em que os cuidados com o público infantil ganharam força, com o surgimento de consultórios e a chegada da puericultura. 

Em 1910, foi criada a Sociedade Brasileira de Pediatria, instituição atualmente responsável pela defesa das questões relacionadas a essa categoria.

O que é pneumonia? Sintomas, causas e tratamentos!

Você sabe de tudo que a pediatria trata?

Sintomas da pressão alta: cuidados e tratamentos

O médico pediatra é especialista no tratamento sistêmico das crianças (0 a 12 anos) e dos adolescentes (12 a 18 anos) que, neste caso, por ser uma subespecialidade da pediatria recebe o nome de hebiatra.

Quais são as principais doenças respiratórias e como detectar?

O que ele faz?

As funções do médico pediatra são muitas, é atribuído a esse especialista o acompanhamento da criança desde o seu nascimento realizando consultas e solicitando os primeiros exames, como o teste do pezinho, da orelhinha e do olhinho, por exemplo.

Também é o pediatra que analisa a criança e ao adolescente quanto ao desenvolvimento de suas características, avaliando se estão adequadas para a sua idade ou se existe alguma alteração que deve ser investigada por um especialista de outra área, orientando pais e cuidadores sobre como proceder nesses casos.

O trabalho do pediatra não se resume à criança e ao adolescente, mas se estende também aos pais, com orientações sobre amamentação, vacinação e a importância das consultas e exames de rotina.

Gripe ou resfriado: qual a diferença?

A importância do pediatra na saúde do seu filho

Como pudemos perceber, a pediatria não atua apenas na prevenção e no tratamento de doenças infantis. 

O pediatra faz todo o acompanhamento dos pequenos, observa o seu desenvolvimento, identifica alterações, faz encaminhamentos, orienta pais e responsáveis e tira dúvidas. 

Por estes e outros motivos, o pediatra é um profissional essencial na rotina de cuidados de crianças e adolescentes. Assim como as idas ao dentista e ao oftalmologista são importantes, as consultas com o pediatra também são indispensáveis.

Vale ressaltar que a pediatria é uma área um pouco complexa porque o aprofundamento da consulta e o diagnóstico correto de doenças dependem muito do conhecimento que o profissional já tem do paciente e do seu histórico.

E esse banco de informações só pode ser construído a partir de consultas regulares. A Sociedade Brasileira de Pediatria sugere uma quantidade mínima de consultas de acordo com a idade de cada paciente. 

Veja o quadro:

Idade da criançaNúmero de consultas
Primeiro mês3 vezes
De 2 a 6 meses1 vez por mês
A partir dos 7 meses1 vez a cada dois meses
A partir dos 2 anos1 vez a cada três meses
A partir dos 6 anos1 vez por semestre
Dos 7 aos 18 anos1 vez por ano

Como escolher um bom pediatra

Vimos que o pediatra não é um médico de uma única consulta, mas que será responsável pelos cuidados com o seu filho por bastante tempo. Portanto, é preciso escolher um profissional qualificado e que goste do que faz.

A primeira orientação é falar com pessoas nas quais você confia e pedir referências e dicas de bons pediatras. Se possível, conversar com esses profissionais para ver se a família se identifica com a forma como atuam.

Confira outras dicas:

  • Saiba se o médico atende em casos de emergência ou se disponibiliza número de telefone para dúvidas.
  • Observe se a localização do consultório pode ser um empecilho.
  • O pediatra é paciente? Tem prazer em orientar e tirar dúvidas?
  • Quais os cursos de formação desse profissional? É importante que ele esteja em constante processo de aprendizagem.

Agora que você já sabe qual é a importância do pediatra na vida do seu filho, conte com a Geap e tenha à disposição os melhores especialistas da área. 

A Geap é uma operadora de planos de saúde voltada exclusivamente para o servidor público e sua família, oferecendo diferenciais com o Telessaúde Geap, que garante atendimento 24h por dia para pediatria, sem necessidade de agendamento.

Mais do que uma operadora, a Geap é uma promotora de saúde, garantindo bem-estar e qualidade por meio da prestação de serviços de excelência e com produção de conteúdo de qualidade, sempre gratuitos.

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…