Cuidado e Prevenção

Complicações do diabetes: os cuidados para se prevenir

4 Minutos de Leitura

Complicações do diabetes são um dos principais motivos de preocupação para quem convive com essa condição. O diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e pode trazer diversas consequências para a saúde, especialmente quando não é controlado adequadamente.

Neste post blog, vamos discutir as principais complicações do diabetes, incluindo neuropatia diabética, doença arterial periférica, pé diabético, amputações, problemas renais e doenças oculares. Leia mais para entender como prevenir e tratar essas complicações e garantir uma vida mais saudável e equilibrada.

Principais complicações do diabetes

Quando do tipo 1 – cerca de 5-10% dos casos – o diabetes pode se manifestar ainda na infância e acompanhar a pessoa por toda a vida. Quando do tipo 2 – restante dos casos – em geral se manifesta na idade adulta. Em ambas as situações, o quadro é crônico, mas pode ser controlado.

As complicações costumam surgir quando a doença não é corretamente controlada, seja por falha no tratamento ou por desconhecimento do problema. Confira as possíveis consequências:

1. Neuropatia diabética

A neuropatia diabética é uma das complicações mais comuns do diabetes e acontece quando a glicose em excesso danifica os nervos periféricos, sendo mais comum na região dos membros inferiores.

Alguns sintomas são: sensação de formigamento, queimadura e ardência nas pernas e pés, além de dor excessiva após um estímulo não agressivo, como um toque mais forte, por exemplo.

Precisa reforçar a saúde? Conheça os alimentos que aumentam a imunidade do seu organismo

2. Doença arterial periférica

Esta complicação diminui o fluxo sanguíneo para os pés, causando dor intensa, cãibras e sensação de cansaço nas pernas. A DAP também diminui a sensibilidade da região, além de dificultar a cicatrização de ferimentos.

A presença de feridas crônicas é uma das queixas mais frequentes nos pacientes, com risco inclusive de evoluir para amputações.

O que é pneumonia? Sintomas, causas e tratamentos!

3. Pé diabético

Condição causada pelos danos aos nervos – especialmente nos pés – provocados pelo excesso de açúcar no sangue falta, além da circulação sanguínea prejudicada.

Esse quadro pode levar a ferimentos de difícil cicatrização, infecções e problemas circulatórios.

4. Amputações

As amputações são consequências de úlceras e infecções não cicatrizadas, que inviabilizam a manutenção do membro. 

De acordo com pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o diabetes é a principal causa de amputação de membros, com uma média de 3 procedimentos do tipo a cada hora.

5. Problemas renais

Os rins têm a importante função de filtrar o sangue, equilibrando a quantidade de líquidos e reduzindo as toxinas presentes no corpo, além de ajudar a controlar a hipertensão. 

Porém, eles podem perder a capacidade de filtragem devido ao excesso de açúcar no sangue.

6. Doenças oculares

Glaucoma, catarata, retinopatia diabética e edema macular diabético são algumas das lesões que podem atingir os olhos do diabético, evoluindo para até mesmo para cegueira irreversível.

Além de tudo isso, o diabetes causa sintomas incômodos que podem comprometer a qualidade de vida do indivíduo, como:

  • Alterações de humor;
  • Pele mais fina e sensível;
  • Ansiedade e depressão;
  • Problemas sexuais, dentre outros.

Cuidados para prevenir as complicações do diabetes

O tratamento adequado é a melhor forma de evitar as complicações do diabetes. Confira alguns cuidados indispensáveis para manter a doença sob controle.

Manter um peso adequado

O sobrepeso e a obesidade estão entre as principais causas para o surgimento do diabetes do tipo 2, sendo capaz também de piorar o quadro da doença já instalada.

Portanto, controlar o peso é uma medida eficiente na prevenção e também no tratamento.

A reeducação alimentar transforma a sua relação com a comida. Conheça os benefícios!

Realizar atividades físicas regularmente

Movimentar o corpo é essencial para manter o organismo saudável e mais resistente a doenças, além de ser uma forma de manter o peso sob controle.

No caso do diabetes, as atividades físicas – de preferência aeróbicas – ajudam numa melhor utilização do açúcar dos alimentos, evitando que se acumulem no sangue, além de ajudar a baixar os níveis glicêmicos.

Seguir uma alimentação saudável

A alimentação do diabético deve ser orientada por profissional habilitado – como nutricionista ou nutrólogo – com redução de carboidratos, com preferência para alimentos naturais e ricos em fibras, como frutas, legumes e verduras. Além de ajudar a controlar o nível de glicose no sangue, a dieta adequada contribui para a redução do peso.

Saiba quais são as frutas que o diabético não pode comer

Acompanhar os níveis glicêmicos

Como sabemos, assim que o quadro de diabetes se instala, ele não tem mais cura. Por isso, é fundamental realizar exames de glicemia periodicamente, para monitorar esse índice e, se for o caso, tomar as condutas devidas.

Para isso, mesmo um clínico geral pode fazer esse acompanhamento e solicitar o exame. A recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é de que o exame laboratorial de glicemia seja realizado no mínimo uma vez ao ano, especialmente após os 45 anos, que é quando os riscos se elevam. 

Seguir as recomendações médicas e nutricionais

Tanto para quem quer prevenir quanto para quem já foi diagnosticado, seguir as orientações médicas e nutricionais é fundamental.

Tanto a prevenção quanto o tratamento do diabetes devem ser alvo de atenção constante, já que a doença não costuma dar sinais claros de que está evoluindo e, quando se estabelece, não tem mais cura.

Geap: promovendo saúde!

O diabetes é um problema de saúde grave, mas que – em 90% dos casos – pode ser evitado com a adoção de um estilo de vida saudável. Nos outros 10%, existem maneiras hoje de manter o quadro sob controle e uma boa qualidade de vida.

Nessas horas, é fundamental ter um plano de saúde comprometido com a sua saúde e bem-estar. A Geap oferece isso a você!

Somos uma entidade sem fins lucrativos, que oferece planos de saúde para servidores e funcionários públicos, com uma grande diversidade de opções, que se adequam às mais variadas necessidades.

Estamos presentes em todos os estados do Brasil, com um rol de procedimentos maior do que o da ANS, além de programas de promoção da saúde para a prevenção de doenças.

São mais de 70 anos de experiência proporcionando a você e à sua família os melhores serviços na área da saúde.

Conheça os nossos planos e torne-se um beneficiário Geap!

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…