Bem-estar

Planejamento Familiar: Como Pode Ser Feito?

4 Minutos de Leitura
Como pode ser feito o planejamento familiar

O planejamento familiar é um conjunto de ações voltadas para a orientação de famílias em relação à concepção, contracepção, pré-natal, parto, puerpério e saúde do recém-nascido.

Essas ações são em geral orientadas pelas unidades de saúde, a partir de diretrizes desenvolvidas pelo Ministério da Saúde (MS), visando auxiliar a população na tomada de decisões tão importantes para a própria família quanto para a sociedade como um todo.

Conheça a seguir a importância do planejamento familiar e como deve ser feito.

Acompanhe!

Qual é o objetivo do planejamento familiar?

Com a grande quantidade de opções de métodos contraceptivos disponíveis hoje, tornou-se bem mais simples planejar a formação familiar, tanto com relação à quantidade de filhos do casal quanto à época que se pretende tê-los.

Estudos socioeconômicos demonstram inúmeros benefícios que as famílias – e a sociedade como um todo – têm quando a composição familiar é planejada e organizada para ocorrer no momento mais propício à realidade dos pais.

Esse planejamento pode trazer benefícios como:

  • Prevenir riscos e problemas de saúde para mães muito jovens.
  • Reduzir a mortalidade infantil e a ocorrência de abortos.
  • Permitir aos pais concretizar, mais facilmente, planos de carreira e estudo, o que pode garantir melhores condições de vida aos filhos.
  • Garantir mais autonomia – especialmente às mães – quanto à quantidade de filhos que pretende ter.
  • Minimizar a quantidade de crianças órfãs, vítimas de gestações indesejadas.
  • Colaborar para a organização social, permitindo ao Estado desenvolver melhores políticas públicas.

Essas são somente algumas das razões que revelam a importância de se fazer um bom planejamento familiar, mas essa lista poderia ser ainda maior.

Diante disso, veja a seguir como um bom planejamento familiar pode ser feito.


>> SAIBA TUDO SOBRE PLANOS DE SAÚDE PARA SERVIDORES <<
Vantagens, benefícios exclusivos que servidores ou funcionários públicos podem ter ao contratarem o plano de saúde.


Como fazer o seu planejamento familiar?

Como a própria expressão sugere, todo planejamento deve ser feito de forma antecipada e, no caso das orientações e cuidados quanto à composição familiar, o ideal é que, mesmo antes da iniciação sexual, jovens e adolescentes tenham contato com essas informações.

E isso se mostra necessário dado o elevado número de gestações não planejadas, fruto da falta de cuidados e orientações de prevenção – segundo estatísticas, ocorrendo com cerca de 62% das mulheres.

E mesmo antes de um eventual casamento, casais que iniciam um relacionamento e vida sexual deveriam conversar abertamente sobre esse tema, a fim de buscarem cuidados alinhados aos objetivos de vida de ambos. Desta forma, a relação se constrói com mais segurança e afinidade entre as partes.O ideal é que o casal converse com profissional especializado no tema – seja em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou com ginecologista em serviço privado – para que serem orientados quanto à melhor forma de pôr em prática seus objetivos familiares.

Se o casal tem planos imediatos de ter um filho, será orientado sobre as melhores condições para que a gestação aconteça, passará por exames para saber se há algum problema de saúde que impeça a concepção, além das demais questões que envolvem uma gravidez

👉 Veja também: Principais dúvidas sobre a amamentação

Como fazer o seu planejamento familiar?

se o objetivo do casal for evitar uma gravidez, também terá à disposição informação e opções de contraceptivos, com indicação do que for mais viável para para o homem e para a mulher, de forma específica e segura para ambos.

Além disso, o planejamento familiar vai acompanhar o casal durante a gestação, ao longo do pré-natal e no puerpério (após o nascimento), com orientações e cuidados para a criança e para os pais.

👉 Veja também: Conheça 6 exames essenciais para os recém-nascidos

4 dicas essenciais criar um planejamento familiar

O planejamento familiar permite que homens e mulheres vivam a sua sexualidade com mais segurança, tranquilidade e menos riscos. Ou seja, com mais domínio sobre seus atos em qualquer fase da vida.

Mas, para dar certo, é preciso estar atento a alguns fatores importantes.

Diálogo é fundamental

É imprescindível que o casal tenha suas expectativas alinhadas em relação ao desejo de ter filhos (em que quantidade e o momento de tê-los), ao uso de métodos contraceptivos de forma individual e às demais questões sobre a sexualidade de ambos.

Conte com uma equipe de saúde confiável

Tão importante quanto buscar um planejamento familiar é contar com uma equipe de saúde que também reconheça a importância desse acompanhamento e ofereça condições eficientes para o objetivo de cada casal naquele momento.

A rede pública, hoje, na figura das UBSs, dispõe de equipes treinadas para dar esse tipo de suporte, oferecendo inclusive grupos de orientação e cartilhas educativas.

👉 Colesterol alto: sintomas e o que pode causar

Cuide e conheça o seu corpo

O planejamento familiar não se resume aos cuidados da equipe médica com o indivíduo, mas também envolve os cuidados do indivíduo com o próprio corpo e com a sua saúde. 

Por isso, é importante buscar informações e orientações – sempre em fontes confiáveis – inclusive quanto à manutenção da própria saúde, o que pode refletir (positiva ou negativamente) na relação e nos filhos.

Inclua no planejamento familiar os cuidados pós-parto

O planejamento familiar não acaba quando a mulher engravida. Ele deve continuar após o nascimento do bebê, especialmente nos primeiros meses e para os “pais de primeira viagem”.

Nessa fase vão surgir inúmeras dúvidas e questionamentos, tanto em relação aos cuidados com o bebê quanto para a retomada da vida sexual do casal.

Para a família e, principalmente, para a mulher, o nascimento de um filho sempre traz muitas inseguranças que podem alterar a sua saúde física e mental. Por isso, é importante que ela tenha o apoio de especialistas e possa contar, claro, com os cuidados e o amparo da família.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas para que elas também possam se beneficiar. Ajude a levar adiante essa corrente de cuidado e prevenção.

———————–

Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP

———————–

Related posts
Bem-estarCuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dia Mundial do Câncer: hábitos que podem te proteger!

4 Minutos de Leitura
No dia 4 fevereiro é lembrado o Dia Mundial do Câncer, uma doença com grande incidência em todo o mundo, causada por…
Bem-estarCuidado e Prevenção

Chutou o balde no fim de ano? Confira dicas para se recuperar!

3 Minutos de Leitura
Fim de ano é sinônimo de relaxamento e celebração e, consequentemente, muita comida e bebida. É quando os cuidados com a alimentação…
Bem-estarCuidado e PrevençãoNotícias

A importância do pediatra na saúde do seu filho

3 Minutos de Leitura
A presença do médico pediatra na saúde do seu filho é essencial para seu desenvolvimento pleno.  Afinal, estamos falando de uma especialidade…