Cuidado e Prevenção

Queda de cabelo: principais causas e como prevenir

6 Minutos de Leitura
Queda de cabelo: principais causas e como prevenir

A queda de cabelo, apesar de ser algo natural, pode também estar ligada a alterações no nosso organismo, necessitando de uma atenção especial. Afinal, a saúde dos fios vem de dentro para fora.

Os cabelos também possuem ciclo de vida; nascem, crescem e caem de forma natural. Mas, quando essa perda é excessiva, é sinal de que esse processo pode estar sendo afetado por algum fator. 

Quer saber quais são as principais causas de queda de cabelo e quando você deve buscar ajuda médica?

Continue acompanhado!

O que pode levar à queda dos cabelos

Existem diversos motivos para que alguém tenha queda de cabelo; desde genética, fatores autoimunes, carências nutricionais e até questões emocionais. E para cada uma delas existe uma forma de tratamento específica.

Como Tratar a Gripe em Casa?

A queda de cabelo de origem genética

De todas as possíveis razões, a calvície (alopecia androgenética) é a única que não permite a recuperação dos fios, caso o bulbo capilar tenha sido completamente afetado. Todas as outras podem ser revertidas, seja de forma espontânea ou com o tratamento adequado.

Responsável por mais de 90% dos casos de perda de cabelo, a calvície tem origem genética, podendo afetar tanto homens quanto mulheres, apesar de ser bem mais frequente neles. O problema ocorre devido a uma sensibilidade à ação do hormônio DHT (diidrotestosterona), que vai gradualmente destruindo as células responsáveis pela produção dos fios.

Ao contrário de outros tipos de queda, em que os fios simplesmente caem, na alopecia androgenética eles sofrem um processo de miniaturização, até que caem. Essa, inclusive, é uma das formas de identificar o problema.

Confira na ilustração abaixo como a calvície de origem genética costuma evoluir nos homens.

A queda de cabelo de origem genética

Fonte: Rotalife Hair Transplants

Por ser uma questão genética, não há um tratamento definitivo, mas medicações que reduzem a quantidade do DHT no organismo, impedindo o avanço da queda.

Caso a calvície seja completa, a única alternativa é a cirurgia de transplante capilar, em que fios de outras regiões da cabeça do paciente são levados para as áreas calvas, resolvendo definitivamente o problema.

👉 Veja também:

A calvície genética tem origem hormonal. Confira outras distúrbios hormonais

As quedas de cabelo reversíveis

As formas reversíveis de queda de cabelo podem ser várias, sendo provocadas por diferentes fatores. Nos itens abaixo listamos as razões mais frequentemente relacionadas a esses tipos de queda.

Uso de produtos e acessórios

O uso frequente de produtos químicos nos cabelos, como alisantes e tinturas, assim como o uso de equipamentos que expõem os fios a altas temperaturas, como secadores de cabelo, chapinhas e babyliss, danificam a estrutura capilar e podem levar à quebra em pessoas predispostas ao problema.

Caso o problema ocorra, a recomendação é interromper imediatamente o uso e buscar a avaliação de um(a) dermatologista, de preferência especializado em tricologia (especialidade que trata os cabelos e o couro cabeludo).

Quimioterapia

A queda de cabelos – não só da cabeça, mas de todo o corpo – é um dos principais efeitos colaterais da quimioterapia, um dos tratamentos mais utilizados para o câncer. 

Trata-se de uma sequela comum, mas que felizmente se reverte rapidamente após o final do tratamento. 

👉 Saiba mais:

O câncer é uma das 9 doenças que mais afetam os brasileiros. Saiba quais são as outras 8 mais comuns

Estresse

O estresse excessivo ou constante pode desencadear a perda dos fios ou agravar outros tipos de queda, especialmente as provocadas por questões autoimunes, como veremos mais adiante.

Isso ocorre devido ao aumento do hormônio cortisol, liberado em situações de tensão, e que acaba afetando o processo de absorção de nutrientes pelo organismo.

Na maioria das vezes, a solução está menos em tratar os cabelos e mais em buscar resolver as questões que têm gerado o desgaste emocional.

Uso de anabolizantes

Situação geralmente restrita a atletas e praticantes de musculação, tanto homens quanto mulheres podem ter uma importante queda de fios por conta do uso de hormônios sintéticos para ganho de massa muscular.

Essas substâncias alteram o perfil hormonal do indivíduo e uma dessas alterações é justamente a maior produção do hormônio DHT, relacionado à calvície, levando à queda precoce dos fios.  

Veja também: Epilepsia infantil: sintomas, diagnóstico e tratamentos!

Queda de cabelo pós-parto

Nem todas as mulheres que passaram pela experiência da gestação vão apresentar queda dos cabelos. Muitas delas, inclusive, podem ter o efeito contrário: o engrossamento dos fios.

Algumas mulheres, no entanto, a queda dos níveis hormonais após a gestação pode, sim, levar a uma perda excessiva dos fios, o que precisa ser acompanhado pelo(a) ginecologista e, se for o caso, propor tratamento para buscar esse reequilíbrio.

Alterações hormonais

Como sabemos, mudanças hormonais podem gerar diversas alterações em nosso organismo, e em alguns momentos da vida da mulher essas variações tornam-se mais intensas.

Tanto na puberdade, na adolescência, ao iniciar/mudar/interromper o uso de métodos anticoncepcionais hormonais, durante gravidezes, no climatério/menopausa, todos esses momentos são gatilhos para importantes variações nos hormônios.

Entre as diversas alterações possíveis, a perda dos cabelos pode ser uma delas. O ideal é buscar avaliação médica para identificar a causa e buscar o tratamento adequado.

Uso de medicamentos

Algumas medicações, como os antidepressivos, possuem a queda de cabelos como um efeito colateral, principalmente no início do tratamento. 

Outros remédios que também podem desencadear esse quadro são:

Vale lembrar, no entanto, que isso não é motivo para evitar o uso dessas medicações, devendo cada caso ser discutido com seu(sua) médico(a).

Anemia

Em quadros de anemia, o organismo deixa de ser devidamente nutrido, principalmente do mineral ferro, extremamente necessário para diversos processos do nosso organismo, entre eles a manutenção dos cabelos.

Como resultado, os fios tendem a ficar mais opacos, fracos e quebradiços

Doenças

A falta de nutrientes necessários para o fortalecimento e crescimento dos fios também ocorre quando há alguma alteração no quadro de saúde.

Por exemplo, quadros de hipotireoidismo (redução da produção hormonal pela glândula tireoide) interferem na saúde capilar

Além do hipotireoidismo, outras doenças que possuem a queda de cabelos como sintoma são:

Queda de cabelo: cuidados no dia a dia!

Cada fator citado acima tem suas próprias formas de abordagem e tratamento, sendo importante a avaliação com um(a) dermatologista para identificação das causas e sugestão de tratamento.

Independentemente disso, existem cuidados simples no dia a dia que podem fazer grande diferença na saúde e vitalidade dos fios, como:

  • Com exceção de situações específicas, como excesso de oleosidade ou prática esportiva, não é necessário lavar os cabelos todos os dias, já que isso pode retirar óleos naturais que protegem os fios.
  • Evite procedimentos químicos com frequência e, antes de realizá-los, converse com um(a) dermatologista quanto aos seus riscos.
  • Problemas como caspa e seborreia excessivas podem inflamar e fragilizar o couro cabeludo, favorecendo a queda. Se perceber o problema, busque tratamento.
  • Caso seja adepto(a) do uso de procedimentos que aquecem muito os fios – como chapinha ou babyliss – use produtos de proteção térmica.
  • Desembarace os cabelos ainda no banho, com a ajuda de um condicionador. E faça isso com delicadeza, começando pelas pontas, para evitar a quebra dos fios.

Queda de cabelos e covid-19

Outra causa para a queda de cabelos – essa mais recente – é a Covid-19.

Acredita-se que o eflúvio telógeno, relativamente frequente nesses casos, ocorra devido à importante reação inflamatória do organismo à doença, que acaba alterando o ciclo de vida do cabelo.

Geralmente, a perda dos fios começa a ser percebida semanas ou meses após a infecção.

Também existe a suspeita de que os fatores emocionais envolvidos nos quadros de Covid também contribuam para acelerar a queda dos fios. 

O que se tem observado é que, em geral, essa condição tende a regredir com o passar do tempo, apesar de haver diferentes prazos para isso, a depender do organismo de cada paciente e do grau de comprometimento pela infecção.

No entanto, em casos em que há uma perda excessiva, é indicada a consulta com um(a) dermatologista para avaliar o quadro. 

GEAP: o plano de saúde do servidor público!

Neste artigo listamos as causas mais frequentes para a queda de cabelo, desde questões genéticas, doenças e hábitos de vida que podem favorecer a queda precoce dos fios.

Acreditamos que, com as dicas listadas acima, você agora tenha informações valiosas para proteger a saúde dos seus cabelos e para buscar ajuda médica mais precocemente.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com outras pessoas, para que elas também possam se beneficiar. Ajude a levar adiante essa corrente de cuidado e prevenção!

———————–

Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP

———————–

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…