Cuidado e Prevenção

Diabetes tipo 2: Como Prevenir e Tratar!

5 Minutos de Leitura
Diabetes tipo 2: como prevenir e tratar!

O diabetes tipo 2 surge devido ao aumento persistente dos níveis de açúcar no sangue. Atualmente, 16,8 milhões de pessoas convivem com a doença, cerca de 7% da população, segundo o Ministério da Saúde. E a estimativa é que em 2030, esse número chegue a 21,5 milhões. 

Ou seja, a tendência é que, a cada ano, mais pacientes sejam diagnosticados com diabetes. E, justamente por isso, é preciso chamar atenção para o tema.

Então, quer saber mais sobre a diabetes tipo 2?

Acompanhe! 

O que é a diabetes tipo 2?

A diabetes tipo 2 (ou diabetes mellitus tipo 2) é uma doença crônica que altera a forma como o organismo processa o açúcar no sangue. 

O tipo 1 é provocado pela redução da quantidade das células beta pancreáticas, provocada por uma ação autoimune do organismo do paciente. Nesses casos, o mais comum é os sintomas surgirem logo cedo, na infância ou adolescência, de forma bastante rápida (dias ou meses).

Já a diabetes tipo 2 está mais ligada a questões de hábitos e comportamentos, como alimentação inadequada (excesso de gordura e carboidratos), sobrepeso e obesidade, sedentarismo, entre outros.

Diferentemente do tipo 1, neste caso o excesso de açúcar para processar faz com que o corpo crie uma resistência à insulina, hormônio que transporta a glicose até as células. Ou seja, as células beta pancreáticas produzem a insulina, porém sua ação fica prejudicada.  

Neste cenário, o pâncreas tenta recompensar essa insuficiência produzindo mais insulina, o que, com o tempo sobrecarrega o órgão, que não dá mais conta. O resultado disso é a elevação permanente do nível de açúcar no sangue. Esse processo ocorre de forma mais lenta que no tipo 1, geralmente levando anos para evoluir.

Conheça os principais sintomas da pneumonia e como diferenciar da Covid-19!

No longo prazo, esse alto índice de glicemia pode causar muitos danos ao organismo, principalmente nos vasos sanguíneos (pelo excesso de açúcar). Nesse sentido, algumas das consequências são:

  • Problemas cardiovasculares – Aumento de risco de infartos e AVCs;
  • Danos à retina – Parte do olho responsável pela formação de imagens, podendo levar a cegueira;
  • Falência renal – Quando os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue e eliminar tudo o que pode ser tóxico para o organismo;
  • Neuropatia periférica – Quando os nervos são comprometidos e há a perda de sensibilidade;
  • Amputações – Quando as feridas (geralmente nas extremidades das pernas e braços) evoluem para gangrena e morte dos tecidos;
  • Coma.

A ingestão de vitamina D ajuda a regular os níveis de glicose no sangue. Saiba quais são os alimentos mais ricos nesse nutriente! 

Sintomas da diabetes tipo 2

Os sintomas da diabetes tipo 2 são bem parecidos com a do tipo 1, porém este último surge de forma mais precoce (infância ou adolescência) e têm sintomas agudos, enquanto que a primeira costuma surgir por volta dos 50 anos de idade, com sintomas mais gradativos.

Uma das formas de diagnosticar a diabetes é por meio dos exames de rotinas anuais. Saiba, neste artigo, quais são os mais importantes de fazer!

Confira abaixo, os principais sinais indicativos da diabetes:

  • Fome e sede excessivas, com sensação de boca seca;
  • Vontade de urinar constante;
  • Perda de peso de razão aparente;
  • Formigamento nos membros inferiores;
  • Feridas e machucados que demoram para cicatrizar;
  • Fadiga. 

O que causa a diabetes tipo 2?

As pessoas que desenvolvem a diabetes tipo 2, em geral, possuem uma predisposição genética. No entanto, o estilo de vida está fortemente associado ao aparecimento da doença. 

Alguns hábitos que podem desencadear a condição:

  • Maus hábitos alimentares: dieta rica em gordura saturada, açúcar e carboidratos;
  • Sedentarismo;
  • Sobrepeso e acúmulo de gordura no abdômen;
  • Tabagismo.

Além disso, existem outros fatores ligados à saúde que podem contribuir para o diagnóstico de diabetes tipo 2:

É importante ressaltar, que a gordura concentrada na região abdominal é relacionada ao surgimento da chamada síndrome metabólica – conjunto de condições, como hipertensão, alteração do colesterol, entre outros – que podem interferir de forma significativa na produção e na ação de insulina no organismo, também favorecer o surgimento da diabetes. 

Por isso, mesmo que a doença apareça, de forma mais frequente, em pessoas acima dos 50 anos, é preciso controlar o peso, seja através da alimentação ou da prática de exercícios físicos, para reduzir o risco.

Conheça os sintomas e como funciona o diagnóstico da epilepsia infantil!

Portanto, apesar de ser uma doença que atinge mais pacientes predispostos geneticamente, uma dieta desequilibrada e o sedentarismo podem contribuir para o seu desenvolvimento.

E a melhor forma de se manter no peso não é através de dietas, mas sim de uma reeducação alimentar. Saiba mais no artigo!

Como saber se a pessoa tem diabetes tipo 2?

Diagnóstico da diabetes tipo 2

O primeiro passo para controlar a diabetes tipo 2 é acompanhar de perto os níveis de açúcar no sangue e identificar o mais rápido possível quando esses índices estão alterados. 

Inclusive, enquanto as alterações se encontram em “pré-diabetes”, ainda há possibilidade de reverter o quadro. Quando a diabetes se instala, não há mais chance de cura, restando apenas o controle.

Confira abaixo como pode ser feito o diagnóstico:

  • Exame de glicemia em jejum – A forma mais simples, rápida e barata para checar a glicemia é por meio do exame de sangue com o paciente em jejum. Para o paciente ser considerado diabético, o resultado precisa estar acima 126 mg/dL (confirmado em outro exame posterior).
  • Teste de tolerância à glicose – Outro exame que pode indicar a diabetes é o teste oral de tolerância à glicose. Funciona assim:  o nível de açúcar no sangue é medido com o paciente em jejum e duas horas após ingerir 75 g de glicose. Se o resultado estiver acima de 199 mg/dL, o indivíduo é considerado diabético. 
  • Hemoglobina glicada – Finalmente, existe também o exame laboratorial para dosagem da hemoglobina glicada, que permite avaliar a glicose no sangue nos últimos três meses. Caso o resultado esteja acima de 6,4%, também indica diabetes.

Tratamento da diabetes tipo 2

Os primeiros passos do tratamento para a diabetes tipo 2 é a adoção de hábitos mais saudáveis como, alimentação equilibrada, rotina de exercícios regulares, além de abandonar o tabagismo, caso seja o caso. O consumo de bebida alcoólica também deve ser moderado.

Doces não são proibidos, mas o controle deve ser mais severo. E ao optar por alimentos diet, é preciso ter uma atenção maior à embalagem, pois é necessário conferir se realmente não há açúcar na composição. 

Além disso, o médico também irá receitar remédios que irão ajudar a regular os níveis de glicemia.

Quanto às injeções de insulina, elas só são necessárias quando a diabetes tipo 2 evolui, e a produção desse hormônio pelo pâncreas está muito afetada. Nesse cenário, o médico será o responsável por montar o esquema de aplicação e orientar sobre o uso. 

O número de pacientes diagnosticados com diabetes está subindo no Brasil e no mundo. E, para vencermos essa batalha, a  informação é fundamental. Por isso, se você gostou do conteúdo, compartilhe!

É servidor público? Então, conheça a GEAP. Há mais de 70 anos cuidamos de servidores públicos de todo o país, com planos pensados especificamente para suas necessidades. 

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…