Cuidado e Prevenção

Problemas na tireoide: principais doenças e seus sintomas!

7 Minutos de Leitura
Problemas na tireoide: principais doenças e seus sintomas!

Problemas na tireoide como hipertireoidismo ou hipotireoidismo são normalmente causados por doenças autoimunes. Além disso, alguns remédios podem provocar alterações na tireoide. 

A glândula tireoide é um pequeno órgão, localizado no terço médio da região anterior do pescoço, circundando as cartilagens cricóide (conhecida como pomo de Adão) e traqueal. É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto).

Ela tem a forma semelhante à de uma borboleta, sendo formada por dois lobos (direito e esquerdo), conectados por uma faixa estreitada de tecido, chamada de “istmo”. 

Ela é responsável pela produção de hormônios que interferem na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Age, ainda, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Quando a tireoide não funciona corretamente, os efeitos podem ser sentidos em todo o corpo. 

Neste artigo, você vai entender melhor o papel da tireoide, as principais doenças que podem afetá-la, seus sintomas e qual profissional procurar.

Acompanhe!

O papel da tireoide em nosso organismo

Uma das principais funções da tireoide é sobre o ritmo do nosso metabolismo, que é a velocidade com que ocorrem os processos físico-químicos em nosso organismo, como a quebra dos alimentos e sua transformação em energia para uso do corpo.

Essa influência da tireoide sobre o funcionamento do nosso corpo ocorre por meio de seus hormônios – T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). A tireoide, por sua vez, tem sua atuação estimulada pela ação do hormônio tireoestimulante (TSH, thyroid stimulating hormone em inglês), que é produzido pela glândula hipófise, localizada na base cerebral.

A ação desses hormônios regulam desde nosso ciclo sono-vigília, a capacidade de concentração, nossa disposição para atividades físicas e do dia a dia, os ciclos menstruais, a fertilidade, o apetite e controle do peso, a memória, a concentração, o humor, o controle emocional, entre outras.

👉 Leia também: O que faz um(a) endocrinologista e quais doenças ele(a) trata?

O papel da tireoide em nosso organismo

Quando a tireoide não funciona corretamente, todas essas funções podem ser desequilibradas para mais ou para menos, a depender do tipo de disfunção tireoidiana, como veremos abaixo.

Colesterol alto: sintomas e o que pode causar

Principais sintomas de problemas na tireoide

Como dito acima, a depender do tipo de problema que ocorra na tireoide, seu funcionamento pode ser alterado, passando a liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) .

Saiba mais abaixo:

Hipertireoidismo

No hipertireoidismo, a glândula tireoide está hiperativa, produzindo mais hormônios que o ideal.

Quando há a produção excessiva de hormônios tireoidianos, a pessoa passa a ter o metabolismo extremamente rápido e as funções do organismo ficam aceleradas.

A produção excessiva de hormônios da tireoide leva a sintomas como:

  • Inquietação;
  • Nervosismo;
  • Coração acelerado;
  • Irritabilidade;
  • Suor aumentado;
  • Tremores;
  • Ansiedade;
  • Dificuldade para dormir ou para manter o sono;
  • Cabelos e unhas quebradiços;
  • Perda de peso;
  • Olhos esbugalhados (doença de Graves).
  • Diarréia

A doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo, afetando cerca de 70% das pessoas com tireoide hiperativa. No entanto, o hipertireoidismo pode ser consequência de outras inflamações na tireoide, ingestão excessiva de iodo ou presença de nódulos.

Hipotireoidismo

Já o hipotireoidismo é o oposto do hipertireoidismo. Nesse caso, a glândula tireoide se torna hipoativa e não produz hormônios suficientes.

A baixa produção de hormônios tireoidianos costuma levar a sintomas como:

  • Fadiga;
  • Pele seca;
  • Aumento da sensibilidade ao frio;
  • Problemas de memória;
  • Prisão de ventre;
  • Depressão;
  • Ganho de peso;
  • Fraqueza;
  • Frequência cardíaca mais lenta;
  • Diminuição da libido.

Assim como no hipertireoidismo, o hipotireoidismo tem causas variadas. As mais comuns são inflamação e doenças autoimunes ligadas à tireoide e a presença de nódulos ou tumores na região. 

Outra causa comum para o hipotireoidismo são a tireoidite de Hashimoto (doença autoimune), retirada cirúrgica da glândula ou danos causados por tratamentos com radiação.

👉 Veja também:

Hipotireoidismo: sintomas, causas e tratamentos!

Principais doenças que afetam a tireoide

1. Tireoidites

Tireoidites são processos inflamatórios que afetam a glândula tireoide. Esses quadros podem reduzir a quantidade de hormônios que a tireoide produz.

As causas para isso costumam estar relacionadas a infecções virais, problemas autoimunes ou a ação de certos medicamentos. 

As inflamações da tireoide podem se manifestar de forma aguda, subaguda ou crônica. Alguns quadros são assintomáticos, mas quando manifestam sintomas, os mais comuns costumam ser:

  • Dor na tireoide.
  • Dificuldade para engolir.
  • Febre.
  • Calafrios.

Essa condição também pode ocorrer em mulheres após o parto, de forma temporária e com resolução espontânea. 

2. Tireoidite de Hashimoto

Dentre os possíveis processos inflamatórios que podem afetar a tireoide, a Tireoidite de Hashimoto é um dos mais frequentes.

Essa condição autoimune faz com que as células do próprio corpo ataquem e danifiquem as células da tireoide. 

Trata-se de uma condição hereditária, que leva ao aumento de tamanho da tireoide, provocando o bócio.

A tireoidite de Hashimoto pode apresentar sintomas de hipotireoidismo ou alternar entre períodos de hiper e hipotireoidismo.

3. Nódulo na tireoide

Os nódulos na tireoide são formações sólidas que surgem na glândula tireoide. Ao contrário dos cistos, que são preenchidos com líquido.

Estima-se que cerca de 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida.

A maioria dos nódulos são benignos, e as causas nem sempre são conhecidas, mas podem incluir deficiência de iodo e a própria tireoidite de Hashimoto. 

Tal como acontece com outros problemas relacionados à tireoide, os nódulos são mais comuns em mulheres que em homens, e o risco em ambos os sexos aumenta com a idade.

A maioria dos nódulos da tireoide não causa nenhum sintoma. No entanto, se crescerem o suficiente, podem causar inchaço no pescoço e levar a dificuldades de respiração e deglutição, dor e bócio.

Alguns nódulos aumentam a produção dos hormônios tireoidianos, levando a níveis anormalmente altos na corrente sanguínea. Quando isso acontece, os sintomas são semelhantes aos do hipertireoidismo.

Por outro lado, quando os nódulos estão associados à Tireoidite de Hashimoto, o efeito costuma ser de hipotireoidismo, com seus sintomas característicos.

4. Câncer de tireoide

O câncer de tireoide é um tipo raro de neoplasia, sendo mais comum em pessoas por volta dos 30 anos e em idosos. As mulheres são 2 a 3 vezes mais propensas a desenvolver o problema que os homens.

O câncer de tireoide pode não causar nenhum sintoma no início. No entanto, à medida que cresce, costuma provocar dor, assim como sua percepção à palpação. 

Outros sintomas de câncer de tireoide incluem:

  • Glândulas inchadas no pescoço.
  • Rouquidão inexplicável, que não melhora após algumas semanas.
  • Dor de garganta que não melhora.
  • Dor no pescoço.
  • Dificuldade em engolir.

A causa exata do câncer de tireoide não é conhecida, mas pode envolver histórico familiar, idade e exposição a tratamentos com radiação.

Como saber se tenho problemas de tireoide?

Para o diagnóstico de problemas na tireoide, o caminho mais recomendado é fazer uma avaliação com um(a) endocrinologista, que é o especialista-referência para esse tipo de problema, pois uma simples palpação da tireoide pode identificar um nódulo ainda pequeno.

Às vezes, problemas na tireoide podem ser difíceis de diagnosticar, pois os sintomas são facilmente confundidos com os de outras condições. Mas, a partir dessa avaliação, o profissional poderá recomendar alguns exames para investigar as possíveis causas. 

Os exames para investigar problemas de tireoide incluem:

  • Exames de sangue: para indicar a presença de alterações na tireoide, como a dosagem de T3, T4 e TSH.
  • Ecografia da tireoide: ultrassom que investiga a existência de nódulos e cistos na região, por meio de ondas sonoras de alta frequência. Este exame é indolor, não utiliza radiação e não necessita nem um tipo de preparação prévia. O recomendado é incluí-lo no check-up anual preventivo.
  • Ecografia da tireoide com doppler: com um relatório mais detalhado da imagem, a versão com doppler da ecografia é essencial para a detecção mais precisa de nódulos ou alterações na tireoide. O exame faz a avaliação do fluxo de sangue no nódulo e também não precisa de preparação prévia.
  • Punção aspirativa de tireoide por agulha fina: a punção aspirativa é utilizada para recolher amostras de material de qualquer nódulo tireoidiano, para posterior análise laboratorial. É o método que o diagnóstico definitivo de benignidade ou malignidade de lesões. Como o exame é feito sob anestesia local, não causa dor ou desconfortos para o(a) paciente.

GEAP: o plano de saúde do funcionário e do servidor público!

Esperamos que este artigo tenha te ajudado e entender um pouco mais sobre os principais problemas na tireoide, seus sintomas e as doenças que costumam afetar essa glândula.

Novamente, a constância nas consultas e exames é o que permite a identificação mais rápida de problemas e, consequentemente, sua resolução; especialmente nos casos de câncer.

Por isso, ao menor sinal de alterações semelhantes às citadas neste artigo, não hesite em procurar ajuda médica, de preferência com um endocrinologista.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com mais pessoas, para que elas também possam se beneficiar. Ajude a levar adiante essa corrente de cuidado e prevenção!


Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…