Bem-estar

Passei no concurso. Quais os próximos passos?

3 Minutos de Leitura

O grande dia chegou! Após uma rotina pesada de estudos, renúncias e grande esforço mental, você conseguiu a tão sonhada aprovação em concurso público. Em primeiro lugar, parabéns pelo esforço recompensado! 

Aproveite para tirar uns dias de descanso, curtir a família e organizar outras áreas da sua vida. Em seguida, veja o que deve ser feito nesse período de espera.

1. Confira atentamente as informações do edital 

Você já deve ter feito isso outras vezes, mas agora o foco não é mais o conteúdo programático, o vencimentos dos cargos ou dados sobre a prova. 

Confira mais uma vez o número de vagas imediatas e o cadastro reserva, situando sua colocação. 

Além disso, verifique os documentos necessários, os prazos para convocação e outros pontos que julgar importantes.

2. Providencie a documentação

Após a aprovação, o candidato deve aguardar a nomeação ser publicada no Diário Oficial da localidade onde o certame foi realizado. 

O prazo entre a nomeação e a posse é de 30 dias. Mas não espere os últimos dias para reunir a documentação.

Separe o quanto antes os documentos básicos e providencie o que exigir um pouco mais de tempo para ser liberado, como certidões e declarações.

O que é pneumonia? Sintomas, causas e tratamentos!


3. Trabalhe o seu psicológico

As nomeações para concursos públicos podem demorar dias, meses ou até anos, dependendo da colocação do candidato e da necessidade do órgão. 

Esteja ciente disso e controle a sua ansiedade. Enquanto aguarda, siga a dica seguinte.

4. Busque mais informações sobre a função

Agora é hora de pôr o pé no chão e ver o lado prático do concurso. Em breve, você vai começar a trabalhar, e é importante saber sobre horário de expediente, localização do prédio (ou as possíveis opções), atribuições do cargo, meios de transporte disponíveis na região, mudança de domicílio, se for o caso, dentre outras questões burocráticas.

Quanto tempo pode demorar para ser chamado?

Como vimos, a convocação do candidato depende das vagas ociosas do órgão público e também da sua colocação. Quem ocupou os primeiros lugares será chamado mais rápido, obviamente.

Além disso, existem outras etapas que podem atrasar a convocação, como os recursos apresentados, os testes físicos, muito comuns em concursos da área da segurança, por exemplo, além do processo de heteroidentificação, para quem concorreu via cotas raciais.

Para não perder nenhuma informação importante, acompanhe todas as atualizações da banca examinadora, as publicações do órgão contratante e esteja atento também aos sites que tratam especificamente de concursos públicos, priorizando as fontes confiáveis e já conhecidas deste ramo.

Como é a posse no concurso?

A posse é o momento mais aguardado de todos, pois é o dia em que o candidato alcança o seu objetivo e se torna um servidor público. Trata-se de um evento formal, em que o nomeado deve se apresentar para entregar os documentos solicitados no edital e assinar o termo de posse.

Também é na posse que são realizados alguns exames de aptidão. Além disso, o candidato precisa declarar seus bens e rendimentos, além de garantir que terá tempo disponível para se dedicar exclusivamente à função, visto que, em regra, o acúmulo de cargos públicos é vedado.

Este é o seu momento. Separe sua melhor roupa, leve a sua caneta da sorte, se tiver, e assine o seu termo com muita alegria e festividade. Afinal, você conseguiu!

O que fazer se perder a convocação?

É fundamental acompanhar as publicações da banca examinadora e do órgão para o qual você prestou concurso público para não perder a convocação. Contudo, isso pode acontecer, sim, principalmente nos certames mais demorados. Como mencionamos, alguns candidatos são convocados anos após a aprovação.

O que você precisa saber é que o candidato tem o direito de ser convocado diretamente, seja por e-mail, carta com aviso de recebimento ou telegrama, de acordo com o Superior Tribunal de Justiça. 

O STJ entende que obrigar o candidato a acompanhar o Diário Oficial diariamente para não correr o risco de perder uma convocação fere a dignidade humana, uma vez que muitos concursos podem levar anos para chamar os aprovados.

Se este for o seu caso, procure a orientação de um advogado especialista em concursos públicos e solicite judicialmente uma nova nomeação e posse para que possa, finalmente, exercer o cargo público para o qual tanto estudou.

Geap: o plano de saúde do servidor!

Depois de se tornar servidor público, não esqueça de dar atenção especial a outra área importante da sua vida, que é a sua saúde. 

A GEAP oferece planos de saúde específicos para o servidor e funcionário público, com condições diferenciadas.

Clique na imagem abaixo para baixar nosso ebook gratuito!

A GEAP tem mais de 70 anos de experiência no segmento da saúde, tem abrangência nacional e uma ampla rede credenciada. Além disso, está presente em todas as capitais brasileiras e disponibiliza o serviço de telemedicina.

QUERO ME TORNAR UM BENEFICIÁRIO GEAP

Related posts
Bem-estarCuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dia Mundial do Câncer: hábitos que podem te proteger!

4 Minutos de Leitura
No dia 4 fevereiro é lembrado o Dia Mundial do Câncer, uma doença com grande incidência em todo o mundo, causada por…
Bem-estarCuidado e Prevenção

Chutou o balde no fim de ano? Confira dicas para se recuperar!

3 Minutos de Leitura
Fim de ano é sinônimo de relaxamento e celebração e, consequentemente, muita comida e bebida. É quando os cuidados com a alimentação…
Bem-estarCuidado e PrevençãoNotícias

A importância do pediatra na saúde do seu filho

3 Minutos de Leitura
A presença do médico pediatra na saúde do seu filho é essencial para seu desenvolvimento pleno.  Afinal, estamos falando de uma especialidade…