Bem-estar

Como tratar gripe em casa: 5 dicas!

5 Minutos de Leitura
como tratar gripe em casa!

Para ajudar você a entender como tratar gripe e seus desconfortos, além de fortalecer as defesas do seu organismo, listamos neste artigo 5 formas de tratar gripe em casa e o que fazer para ficar longe delas.

As gripes (isso mesmo, no plural) são mais comuns no inverno, mas o número de pessoas com seus sintomas tem crescido bastante, mesmo fora da estação mais fria do ano.

De acordo com o último boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a tendência é de um aumento nos casos de síndrome respiratória no Brasil nos próximos meses.

O que é a gripe?

A gripe é uma doença altamente transmissível, causada pelo vírus influenza, que atinge o sistema respiratório, causando um mal-estar generalizado e sintomas que afetam a disposição física e mental do indivíduo. 

Esses sintomas geralmente aparecem de forma repentina e fazem parte da tentativa do nosso organismo em se livrar do vírus, como a febre (combate ao vírus pela elevação da temperatura) e coriza (tentativa de eliminar o vírus pelas secreções).

A gripe costuma ser confundida com o resfriado, outra doença que atinge o sistema respiratório. Porém, são eventos diferentes, a começar pelo causador do problema. O resfriado é causado pelo rinovírus, outro grupo de micro-organismos.

Além disso, o resfriado é mais frequente e tem sintomas mais leves, como irritação no nariz e garganta, febre baixa, congestão nasal e espirros.

Já a gripe costuma surgir mais raramente (em geral no inverno) e apresenta sintomas mais intensos, como veremos no tópico abaixo.

👉 Colesterol alto: sintomas e o que pode causar

Como a gripe atua no organismo?

A gripe é transmitida quando uma pessoa com o sistema imunológico enfraquecido tem contato com as secreções de uma pessoa contaminada pelo vírus naquele momento, por meio de espirros ou tosse, por exemplo.

Quando se instala, o vírus influenza fragiliza o corpo, e posteriormente o indivíduo percebe incômodos, como:

  • congestão nasal;
  • febre acima de 38°;
  • calafrios; 
  • espirros e coriza;
  • mal-estar generalizado;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça;
  • dores musculares e nas articulações.

Geralmente, cerca de uma semana depois da infecção os sintomas já começam a regredir, e o indivíduo evolui para uma sensação de melhora, podendo retornar às suas tarefas habituais aos poucos.

👉 Veja também:

Além da gripe, conheça outras doenças muito comuns entre os brasileiros.

Como tratar a gripe?

Apesar de ainda não haver um tratamento específico que cure a gripe, devido às inúmeras mutações que o vírus influenza sofre, é possível tratar a gripe em casa, aliviando o desconforto provocado pelos sintomas. Vamos às dicas:

1. Use apenas medicações sintomáticas

Apesar dos sintomas, às vezes, bastante desconfortáveis, não há medicações específicas para curar a gripe, como dissemos acima. Sendo assim, não adianta buscar anti-inflamatórios ou antibióticos, como algumas pessoas fazem.

A recomendação geral é usar apenas medicações para os sintomas que você estiver apresentando, como analgésicos (se estiver com dor) e antitérmicos (em caso de febre).

🚨 E a recomendação de sempre se mantém: busque a orientação de um médico sobre os medicamentos que você deve usar. Assim seu tratamento se torna mais seguro e eficaz.

👉 Veja também:

Confira medidas caseiras para aliviar dores musculares.

2. Faça repouso

A gripe, em si, já deixa o indivíduo com menos energia e, em muitos casos, acamado.

Porém, nem todos têm sintomas tão intensos, e algumas pessoas acabam insistindo em se manter ativas, o que pode não ser uma boa ideia.

A fadiga muscular, comum nos quadros gripais, são resultado do combate entre nosso sistema imunológico e o vírus influenza, que leva a um processo de inflamação temporária dos músculos, conhecida por miosite viral.

Manter-se em repouso ajuda a acelerar a superação desse quadro, enquanto que insistir em gastar energia pode agravar ou prolongar esse período.

3. Alimente-se bem e mantenha-se hidratado

Como vimos acima, durante um quadro gripal nosso organismo trava uma verdadeira batalha contra o vírus, tentando “retomar o controle sobre o território”, livrando o corpo da presença do vírus.

O combustível para que o corpo consiga fazer isso são as vitaminas e minerais presentes nos alimentos. Além disso, manter-se bem hidratado é muito importante para compensar a perda de líquidos por meio da coriza e das secreções.

E por falar em hidratação, quando estamos bem hidratados, nossas vias respiratórias também acabam impedindo mais facilmente a entrada de invasores, dificultando contaminações.

4. Faça lavagem nasal

Uma prática simples, mas que também é benéfica é, durante todo o quadro gripal, manter o hábito de lavar as narinas várias vezes ao dia, com soro fisiológico.

Fazendo isso, você ajuda a eliminar parte da carga viral nas vias respiratórias e ainda reduz a congestão nasal, que é algo que costuma piorar a dor de cabeça e o mal-estar.

5. Aumente a umidade do ambiente

Além do cuidado de cuidar da hidratação, a tosse e o ressecamento do nariz também podem ser aliviados com o aumento da umidade do ambiente onde você está.

Para isso, use um umidificador ou ponha um balde com água no local, que já ajuda bastante.

Gripe: como se prevenir?

Como vimos, não há formas de curar a gripe, mas somente de tratar seus sintomas e dar ao corpo mais condições de superar o quadro o mais rapidamente possível.

Sendo assim, a melhor estratégia continua sendo a prevenção, a fim de evitar que o vírus se instale. Para isso, os cuidados mais importantes são:

  • Tomar a vacina contra a gripe. Todos os anos o SUS oferece uma versão atualizada da vacina para influenza, com os vírus mapeados na última temporada. Por isso, é essencial repetir a aplicação anualmente.
  • Realizar a higiene das mãos com frequência; 
  • Evitar locais fechados e que tenham um grande número de pessoas.
  • Manter os ambientes que você frequenta sempre arejados.
  • Fortalecer seu sistema imunológico, com hábitos saudáveis (alimentação e atividades físicas), sono adequado e reduzindo o estresse.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal.

👉 Saiba mais:

Veja como alguns cuidados simples e diários podem garantir uma vida mais saudável

GEAP: o plano de saúde do servidor e do funcionário público!

Neste artigo você conferiu 5 formas de tratar a gripe em casa. Como vimos, por mais que não haja uma cura efetiva para a gripe, existem formas de amenizar os sintomas e garantir uma recuperação mais rápida.

Para isso, manter hábitos saudáveis de vida é uma prática fundamental. Além disso, estar em dia com suas consultas e exames de rotina também ajuda a monitorar sua saúde como um todo, evitando doenças oportunistas como a gripe.

Para isso, contar com um bom plano de saúde faz toda diferença!


Se você é servidor ou funcionário público, conheça as opções de planos da GEAP Autogestão. Estamos há mais de 75 anos garantindo o acesso à melhor assistência suplementar em saúde aos servidores.

Contamos com uma ampla rede credenciada, atendendo em todo o país, com uma grande variedade de prestadores e recursos importantes em tempos de pandemia, como a telemedicina. Conheça nossos planos e venha ser também um de nossos beneficiários!

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP

Related posts
Bem-estarCuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dia Mundial do Câncer: hábitos que podem te proteger!

4 Minutos de Leitura
No dia 4 fevereiro é lembrado o Dia Mundial do Câncer, uma doença com grande incidência em todo o mundo, causada por…
Bem-estarCuidado e Prevenção

Chutou o balde no fim de ano? Confira dicas para se recuperar!

3 Minutos de Leitura
Fim de ano é sinônimo de relaxamento e celebração e, consequentemente, muita comida e bebida. É quando os cuidados com a alimentação…
Bem-estarCuidado e PrevençãoNotícias

A importância do pediatra na saúde do seu filho

3 Minutos de Leitura
A presença do médico pediatra na saúde do seu filho é essencial para seu desenvolvimento pleno.  Afinal, estamos falando de uma especialidade…