Geap lança política de equidade de gênero no Dia da Mulher – Geap Saúde

Geap lança política de equidade de gênero no Dia da Mulher

Iniciativa Pra Elas, apresentada em evento no dia 8, traz benefícios para colaboradoras, beneficiárias e servidoras públicas

Diretor-Presidente anuncia ações às colaboradoras

Alegria, música boa e ações concretas deram o tom do evento de lançamento do Pra Elas – Saúde, equidade e inclusão, realizado na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, em Brasília. Muito além de uma celebração da data que marca a luta feminina por direitos, a ação reuniu colaboradoras, autoridades públicas, representantes de patrocinadoras e prestadores da Operadora, para anunciar ações que visam promover saúde, inclusão, equidade, além de passar um recado: a Geap vai atuar de forma arrojada no mercado, sempre com responsabilidade social. “Além de mais saúde, daremos às mulheres o que elas precisam para que todas tenham acesso às mesmas oportunidades, dentro de uma política de valorização da mulher da Geap”, afirmou o Diretor-Presidente da Geap, Douglas Vicente Figueredo.

Em sua fala, ao anunciar o Pra Elas, Douglas contextualizou o motivo de o 8 de março ser reconhecido mundialmente como Dia Internacional da Mulher. “É um dia de homenagear, mas antes de tudo é um dia para refletir. Em 1977 a ONU institucionalizou o dia internacional da mulher para fazer uma reflexão sobre as divergências sobre a equidade e hoje nós temos somente 38% de mulheres em cargos de liderança, enquanto o senso aponta que temos 53% de mulheres na população. É inaceitável e por isso nós temos que trazer essa reflexão para uma empresa de direito privado que é a nossa fundação que é a Geap Saúde”, destacou o Diretor-Presidente.

Veja as fotos do evento aqui.

Nesse sentido, o Diretor-Presidente, acompanhado de sua esposa, Cíntia Ikeda e sua filha, a pequena Manu, anunciou ações importantes que a política Pra Elas contemplará para colaboradoras, beneficiárias e sociedade em geral.

Colaboradoras

Quase 70% dos funcionários da Geap são mulheres. Nesse âmbito corporativo, Douglas anunciou uma ação de impacto e que, apesar de ser aplicada somente internamente, causa um importante impacto social. “Nós envidamos esforços para fazer diferente nesse 8 de março. Nós trabalhamos intensamente para apresentar para as nossas colaboradoras, beneficiárias e para a sociedade um diferencial. Vamos estender a estabilidade da mulher mãe de 6 para 12 meses. Toda mãe da colaboradora da Geap vai ter o seu bebê e vai poder garantir a sua estabilidade. Porque a prática, atualmente, é retornar do trabalho depois do direito de ser mãe e ser demitida”, destacou.

Além disso, a equidade de gênero também será um dos temas contemplados inicialmente pela política Pra Elas. “Nós vamos institucionalizar o equilíbrio entre os cargos de liderança da Geap. No mínimo o que diz o senso. Se é 53% de mulheres, a cada contratação de gestor, vai ter que ser observado o senso. Na Geap tem que ser 53% de lideranças femininas, no mínimo. São iniciativas solidárias que qualquer equipe gestora e qualquer ambiente de liderança precisa perceber e tomar”, afirmou Douglas.

Beneficiárias

Atualmente, cerca de 173 mil mulheres são beneficiárias dos planos de saúde Geap, o equivalente a 62% do público. Nesse âmbito, a política impacta a experiência delas em diferentes fases da vida e contempla um programa de manutenção da saúde da mulher. “São duas outras iniciativas importantes na área da saúde. A primeira dela é que nós vamos oferecer, gratuitamente, para as beneficiárias o implanom. Toda mulher que vive mensalmente as suas oscilações hormonais vai entender o que isso significa”.

A prevenção contra o HPV e ao câncer de colo uterino é outra frente do programa de saúde do Pra Elas. “A nossa meta é oferecer o teste de HPV para todas as nossas beneficiárias e a vacina àquelas que forem testadas positivas. E não é uma vacina simples. É a nonavalente, a principal e mais importante vacina do mercado, que hoje atende à todos os tipos de HPV”, detalhou.

Cidadãs

Como maioria no país, a mulher se cuida mais e vive mais. Em homenagem a elas e como forma de valorizar e promover o cuidado à saúde em toda a sociedade, a Geap preparou uma ação de impacto. “Nós vamos oferecer, de imediato, por 45 dias, carência zero. E vem por aí um bom e arrojado Refis por aí, diferente da média dos antigos Refis. Isso tem um prazo, nós estamos encerrando o ciclo interno de desenvolvimento dessas políticas e propostas apresentadas aqui, mas, a maioria delas, a partir de 25 de março já estarão validadas. Como falou a presidente do Conad, é um presentão, diferente dos demais anos”, garantiu Douglas Vicente Figueredo.

Apoio às ações

Representando a presidente do Conselho de Administração da Geap, Francisca de Carvalho, a conselheira Vilma Ramos elogiou, em sua fala, a iniciativa da atual gestão e fez questão de convocar os homens para se unir à causa. “Este pontapé que o Douglas e que essa gestão está dando não pode estar desconectada da realidade da mulher nesse país. Nós não podemos, de maneira nenhuma, deixar esse dia como uma simples comemoração de um dia da mulher. Meninas vamos à luta. Meninos, agreguem-se à luta das meninas, porque nós estamos lado a lado, nem à frente, nem atrás, nem rosa, nem azul”, afirmou Vilma. 

Uma das principais lideranças políticas do país, a deputada federal Renata Abreu (Podemos/SP), parabenizou a Geap pelas ações anunciadas no evento. “Essa gestão chega para dar o exemplo da nossa força da nossa luta. Você conseguir permitir que as mulheres possam ter um atendimento no contraceptivo, por exemplo, ou com a isenção de carência são algumas ações que, de fato, fazem a diferença na vida das mulheres. A Geap está dando um exemplo para o Brasil de políticas concretas. Não é somente dar uma rosa. É, de fato, fazer a diferença”, afirmou a parlamentar.

Já o deputado federal Rodrigo Gambale (Podemos/SP) destacou que a Geap faz, hoje, o que todas as empresas deveriam fazer. Segundo ele, as mulheres são maioria na sociedade, então nada mais justo do que se garantir a verdadeira representatividade. “A Geap, com 70% dos cargos de mulheres, é a chave do sucesso para continuar por tantos anos firme e forte no processo que ela se coloca a desenvolver em todo o Brasil. Parabéns ao quadro da Geap, parabéns às mulheres”, parabenizou Gambale.

Como um recado diretamente para cada uma das quase 300 mulheres presentes no lançamento, a presidente do Conselho Fiscal da Geap (Confins), Crícia Rodrigues, destacou a autoestima como ferramenta de empoderamento da mulher. “Para a gente desempenhar com muita excelência tudo aquilo que esperam da gente, primeiro a gente tem que estar feliz com a mulher. Então, se priorize, mulher. Sua saúde mental, sua saúde física, se priorize, seja feliz, seja importante para você. O Conselho Fiscal tem orgulho de fazer parte de 70% da força intelectual dessa fundação. Parabéns para todas nós!”, celebrou. 

Pra elas – Saúde, equidade e inclusão

Pra Elas Colaboradora:

  • Estabilidade com garantia de emprego por 12 meses, a partir do início da licença-maternidade;
  • Implantar a igualdade de gênero para os cargos de gestão.

Pra Elas Beneficiária:

  • Implante Contraceptivo Subdérmico (Implanom), que não consta no rol da ANS, com isenção de coparticipação;
  • Aplicação da vacina Nonavalente contra o HPV, com isenção de coparticipação, para portadoras do vírus;
  • Exames para detecção do HPV, vírus causador de câncer do colo do útero, com isenção de coparticipação.

Pra Elas Cidadã:

  • Carência zero durante 45, a partir de 8 de março, com cobertura total imediata a partir da formalização do plano.

Dessa forma, com a programação pensada, a marca promove a equidade de gênero e a transformação social, além da saúde e do bem-estar das mulheres, temas que são a razão de ser da prestação do serviço da Operadora. Todas as ações da política Pra Elas estão alinhadas às diretrizes de gestão da Geap.


Mais Notícias