Existem diversos tipos de planos de saúde, apesar de todos seguirem as regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Você conhece todos disponíveis no mercado?
Ao contrário do que muita gente pensa, as opções não são todas iguais, e podem variar quanto à cobertura, abrangência, coparticipação, valor das mensalidades e outras características, que fazem toda diferença.
Vamos conhecer os tipos de planos existentes e suas diferenças?
Tipos de planos de saúde
Uma das principais diferenças entre os planos de saúde é a cobertura, ou seja, a lista de serviços e procedimentos aos quais o beneficiário tem direito quando assina o contrato. Deste modo, podemos dividir os tipos de planos em:
1. Ambulatorial
No plano ambulatorial, a cobertura inclui a realização de exames e consultas, além de atendimentos de emergência nas primeiras 12 horas em consultórios ou clínicas.
2. Hospitalar
O plano hospitalar cobre internação, inclusive em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem limite de tempo, com cobertura de medicações e exames necessários durante esse período.
3. Hospitalar com obstetrícia
Neste tipo de plano, temos uma cobertura mais ampla, que se estende ao atendimento da mulher na hora do parto e também da criança, nos primeiros 30 dias de vida. O benefício se estende a filhos adotivos, do titular ou do dependente.
4. Ambulatorial + hospitalar + obstetrícia
Modelo mais amplo de plano de saúde, pois tem uma cobertura completa. O beneficiário e seus dependentes têm acesso a consultas, exames, procedimentos simples e complexos, internações, assistência à gestante durante o pré-natal, parto e no primeiro mês de vida do recém-nascido.
Em algumas operadoras de plano de saúde, é possível, ainda, encontrar opções com cobertura odontológica.
>> QUERO ADERIR O PLANO DE SAÚDE DA GEAP! <<
Principais diferenças entre os planos de saúde
Além das diferenças citadas acima, os planos de saúde podem apresentar outras opções, ainda que ofereçam o mesmo tipo de cobertura. E esses pontos devem ser considerados na hora de escolher o melhor para a sua família. São eles:
Coparticipação
A coparticipação é uma porcentagem paga pelo beneficiário sempre que ele usar os serviços contratados. Nem todos os planos de saúde oferecem opções com e sem coparticipação, o que acaba limitando as escolhas dos beneficiários.
Nesse sentido, é interessante considerar operadoras que disponham desses dois tipos de plano, que podem ser mais interessantes para um ou outro tipo de necessidade familiar.
Abrangência
Abrangência é a área geográfica dentro da qual o beneficiário pode usar os serviços contratados, podendo ser municipal, estadual, nacional e, em alguns casos, até internacional.
- Na abrangência municipal, os serviços são disponibilizados apenas dentro do município de residência (ou grupo de municípios próximos) do titular e seus dependentes.
- Na abrangência estadual, os serviços são restritos para uso apenas dentro de um determinado estado.
- Na abrangência nacional, o plano pode ser usado em qualquer local do país em que a operadora ofereça cobertura.
- E, na abrangência internacional, os serviços estão disponíveis em outros países.
Cobertura
Vimos um pouco sobre a cobertura em planos de saúde no início deste artigo, mas devemos ressaltar que existem planos com cobertura distintas, com um leque maior ou menor de benefícios. É um detalhe que faz muita diferença e que deve ser averiguado de acordo com as necessidades da sua família.
Telemedicina
Alguns planos disponibilizam consultas online para seus beneficiários, mas isso não é uma regra. Sobre o serviço, é importante saber se é necessário agendar, se há limite nas especialidades cobertas e se o usuário do plano pode usufruir dessa vantagem 24h por dia.
Por fim, temos as características próprias de cada plano, que também devem ser analisadas com cuidado pelo futuro beneficiário. Confira alguns exemplos:
- Diferenciais: procure saber se o plano cobre um rol de procedimentos maior do que é exigido pela ANS. Veja também se é possível incluir mais dependentes, além do que impõe a regra. Alguns planos aceitam parentes de até 4º grau.
- Público-alvo: existem planos específicos para certas categorias de trabalhadores, o que permite a concessão de benefícios exclusivos.
- Mensalidades mais justas: alguns planos têm custo-benefício melhor do que outros, sendo este um dos pontos mais importantes para analisar.
- Variedade de opções: algumas operadoras têm mais opções de planos, permitindo escolhas mais adequadas ao perfil de cada família.
Geap: o plano de saúde do servidor público!
Se você é servidor público, a Geap é sua melhor opção em planos de saúde. Temos uma grande variedade de planos com características que se encaixam nas suas necessidades e da sua família. Confira os nossos diferenciais:
- Mensalidades mais acessíveis.
- Vantagens e serviços exclusivos para o servidor público.
- Abrangência municipal, estadual e nacional.
- Rol de cobertura maior do que o exigido pela ANS.
- Planos com e sem coparticipação.
- Consultas online pelo Telessaúde Geap, um dos melhores do mercado.
- Rede credenciada com atendimento em todo o país.
- Possibilidade de incluir um número maior de dependentes.
- Quase 80 anos de experiência no segmento.