Cuidado e Prevenção

3 doenças respiratórias mais comuns em crianças

3 Minutos de Leitura
10 doenças respiratórias mais comuns em crianças

Você sabia que as crianças fazem parte do grupo que mais sofre com as doenças respiratórias? Elas são mais suscetíveis à ação de vírus, bactérias e outros agentes nocivos à saúde. Isso acontece por inúmeras razões como: baixa imunidade, exposição a fatores de risco e agentes infecciosos, entre outros.

Diante dessa frequência de casos, pais e responsáveis devem ficar atentos e ampliar os conhecimentos sobre essas doenças para buscar ajuda o quanto antes.

Cuide da saúde da sua família. Clique e conheça os principais sintomas do coronavírus.

Conheça as doenças respiratórias mais comuns em crianças

O sistema respiratório é o responsável pelas trocas gasosas que acontecem no organismo. É por meio dele que absorvemos o oxigênio necessário para a nossa sobrevivência e expelimos o gás carbônico, ou seja, nos alvéolos pulmonares fazemos a troca do gás carbônico pelo oxigênio do ar ambiente.

Dada a sua importância, é fundamental manter o sistema respiratório sempre saudável, prevenindo e tratando doenças que o afetam. Conheça as mais comuns na infância:

1. Asma

A asma é considerada uma doença crônica, pois pode acompanhar o indivíduo desde a infância até a fase adulta. Trata-se de uma inflamação dos brônquios, ramificações condutoras de ar que se originam da traqueia e vão em direção aos pulmões.

A inflamação causada pela asma provoca inchaço das vias aéreas, produzindo muco e dificultando a passagem de ar.

A asma tem causas multifatoriais, que envolvem o ambiente e condições hereditárias. Além da dificuldade de respirar, outros sintomas da asma são a tosse, a respiração rápida e o chiado no peito.

Hepatite B: o que é, como se transmite, tratamentos e prevenção!

2. Bronquite crônica

A bronquite crônica também é uma doença que afeta os brônquios, causando inflamação e produção de muco em excesso.

É chamada de crônica quando acontece periodicamente, em situações específicas, como no inverno ou após o contato com fumaça e outras partículas irritantes.

A bronquite pode ser de origem bacteriana, viral ou alérgica, sendo muitas vezes confundida com uma simples gripe ou resfriado. 

Os sintomas mais comuns da doença são: tosse com produção de muco, respiração com chiado, dificuldade para respirar, febre e corrimento nasal.

Veja também: Epilepsia infantil: sintomas, diagnóstico e tratamentos!

3. Pneumonia

A terceira doença respiratória mais comum em crianças é a pneumonia. Além disso, é considerada a principal causa de morte infantil, especialmente entre a faixa etária de 0 a 5 anos de idade. A prevenção continua sendo a melhor forma de evitar o surgimento e agravamento da doença.

A pneumonia é um quadro infeccioso que atinge os pulmões e regiões próximas, tem como causa a presença de bactérias, vírus e a exposição a substâncias tóxicas. 

Além disso, resfriados e gripes leves podem evoluir para casos graves de pneumonia, o que requer bastante atenção dos pais no controle dessas manifestações.

Os sintomas da pneumonia são: falta de ar, dor na caixa torácica (que se intensifica com a respiração), respiração mais frequente, febre e mal-estar generalizado.

Sonolência, irritação e dificuldade para se alimentar também são comuns e devem ser investigados o quanto antes, especialmente em bebês para, dessa forma, manter a doença sob controle e evitar maiores complicações.

Conheça outros sintomas que podem indicar pneumonia em crianças e adultos.

Como prevenir as doenças respiratórias mais comuns na infância?

A prevenção é a melhor maneira de manter as crianças longe das doenças respiratórias. Por isso, é fundamental incluir na rotina as consultas periódicas com o pediatra a fim de antecipar diagnósticos. 

Faz parte do tratamento das doenças o uso correto de antibióticos, quando a causa do problema é de origem bacteriana, o que também exige a prescrição médica e a orientação adequada quanto à medicação das crianças.

Além do tratamento preventivo, pais e responsáveis devem ficar atentos aos sintomas citados, mesmo quando houver apenas o indicativo de uma gripe ou resfriado. Como vimos, a pneumonia é uma doença grave e que pode ser resultado de uma complicação provocada por outros problemas respiratórios não tratados.

Portanto, não espere que os sintomas evoluam. Logo que a criança apresentar qualquer sintoma típico de uma doença respiratória, leve-a ao pediatra e siga todas as recomendações passadas pelo especialista.

A GEAP possui uma ampla rede credenciada com especialistas em todo o país.

Conheça os nossos planos de saúde e faça parte dessa rede que cresce a cada dia.

Torne-se um beneficiário

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…