Bem-estar

Aprenda sobre saúde mental com séries e filmes incríveis

4 Minutos de Leitura

Com o crescimento do mercado do streaming, cada vez mais as pessoas têm passado horas assistindo a filmes e séries. Super produções de todos os cantos do mundo e com temas diversos. Agora, e se você puder se divertir com séries e filmes incríveis enquanto aprende sobre saúde mental? Dessa forma, você ganha dois em um, aprendizagem e entretenimento. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, quase um bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental. E com a pandemia da Covid-19 esses números aumentaram. Um exemplo disso, são as doenças depressão e ansiedade que crescerem cerca de 25% em 2020.  

Por isso, é essencial conhecer as diferentes doenças que podem ser diagnosticadas e afetam milhões de pessoas. Assim, selecionamos alguns filmes e séries para você aprender mais sobre saúde mental e pelos que passam por esses problemas: 

Depressão

  • After Life

Conta a história de Tony, interpretado por Ricky Gervais, jornalista de uma cidade pequena. Ele decide mudar seu modo de viver após a morte de sua esposa. O cara legal logo se torna impulsivo, que diz e faz o que tem vontade. Com isso, as pessoas que convivem com ele tentam mudar a visão dele sobre a vida agora.   

Nesta série, mostra como pequenas situações da vida são preciosas e como é importante cada pequeno momento, conversa e gesto que temos com os outros a nossa volta.   

Disponível na Netflix.,

Sintomas da pressão alta: cuidados e tratamentos


Transtorno Obsessivo Compulsivo 

  • Toc Toc

Um filme espanhol muito divertido e interessante que passa na maior parte do tempo dentro de uma sala de espera de um psicólogo. Nesse lugar, os pacientes precisam aprender a lidar com os “tocs” de cada um e isso que torna a obra tão original.  

Você se identifica, reconhece alguém próximo de você e ainda dá boas risadas com esses personagens que possuem diferentes tipos de transtorno obsessivo-compulsivo. Essa comédia é aquela que vale a pena cada segundo. Surpreendente até o final. 

Disponível na Netflix.


Ansiedade e Dependência Química

  • This is Us

Uma série sobre a vida de três irmãos gêmeos e suas famílias. Os principais vivem com a ansiedade lado a lado e isso mostra de uma maneira humana e comovente.  Ao longo da trama, revela-se segredos, dificuldades e superações dos personagens e você entra na história como se fosse um membro da família.  

Do riso ao choro, os espectadores embarcam em uma história envolvente. Uma experiência que vale a pena assistir.

Disponível na Star+ e Prime Video


Transtorno Bipolar

  • O Lado Bom Da Vida 

Esse filme aborda a história de Pat Solitano que possui  transtorno bipolar  e perdeu tudo que era importante na vida dele por conta da doença, como: relacionamentos, emprego e casa.

Após meses de internação, Pat, vivido por  Bradley Cooper é liberado para que fique sob o cuidado de seus pais e possa reconstruir sua vida, mas a retomada de sua dignidade é difícil. E nesse caminho, ele encontra Tiffany Maxwell, Jennifer Lawrence ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante com o papel.  

A obra trata com delicadeza a realidade de pessoas que lutam para lidar com a própria vida, enquanto enfrentam suas questões de saúde mental.  

Disponível na Star+, Netflix, Claro TV+ 


Transtorno de Espectro Autista

  • Atypical 

Conta a história da vida de um adolescente autista e a família dele. Com sua obsessão por pinguins e seu jeito inconfundível nos apaixonamos pelo jeito único de Sam personagem principal.  

No começo da série, Sam busca ser mais independente, mas sua família, principalmente sua mãe fica muito receosa, pois sempre foram muito protetores com ele. Ao longo da trama, vemos a evolução dele em todos os aspectos. 

Um motivo também para assistir é a relação dele com a irmã, que não o trata com diferença, mas o protege e dá apoio sempre quando necessário.  

Disponível na Netflix.

O que é pneumonia? Sintomas, causas e tratamentos!


Saúde Mental no Geral

  • Explicando a Mente

Um episódio de uma série documental que explica diversos temas em episódios curtos e de modo bastante didático. Neste episódio, os espectadores aprendem sobre ansiedade, memória, sonhos e muito mais. Você termina com a descoberta de como a mente é controlada e como tudo ocorre de uma maneira simples e fácil.  

Disponível na Netflix. 


Se você quiser mais sugestões, outros filmes que você pode conferir sobre saúde mental: 

1 – Filme sobre anorexia: O mínimo para viver. Disponível na Netflix. 

2 – Documentário sobre psicose: Ouvidores de vozes. Disponível no Youtube. 

3 – Documentário sobre a lei antimanicomial: Saúde mental e dignidade humana. Disponível no Youtube. 

4 – Documentário sobre Vida dentro do Centro de Atenção Psicossocial: Eu não sou louco. Disponível no Youtube. 

5 – Documentário sobre suicídio: A ponte: suicídio. Disponível no Youtube. 

Doenças mentais não podem ser tratadas como tabus. São como qualquer outra, precisam ser debatidas e tratadas com naturalidade para que as pessoas que precisem saibam que algumas existem cura e outras você pode ter o controle, então nem tudo está perdido. Essa lista de filmes e séries serve para ajudar a entender mais sobre o tema, mas é importante ressaltar que as obras apresentadas não são validadas cientificamente e não podem substituir a assistência de médicos especialistas.  Agora, aproveite as dicas da Geap para você, prepara a pipoca e aperta o play! 

Related posts
Bem-estarCuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dia Mundial do Câncer: hábitos que podem te proteger!

4 Minutos de Leitura
No dia 4 fevereiro é lembrado o Dia Mundial do Câncer, uma doença com grande incidência em todo o mundo, causada por…
Bem-estarCuidado e Prevenção

Chutou o balde no fim de ano? Confira dicas para se recuperar!

3 Minutos de Leitura
Fim de ano é sinônimo de relaxamento e celebração e, consequentemente, muita comida e bebida. É quando os cuidados com a alimentação…
Bem-estarCuidado e PrevençãoNotícias

A importância do pediatra na saúde do seu filho

3 Minutos de Leitura
A presença do médico pediatra na saúde do seu filho é essencial para seu desenvolvimento pleno.  Afinal, estamos falando de uma especialidade…