Cuidado e Prevenção

Cálculo renal: sintomas, diagnóstico e tratamentos

4 Minutos de Leitura
Cálculo renal sintomas, diagnóstico e tratamentos

Pedra nos rins, litíase urinária ou cálculo renal é uma doença conhecida principalmente por suas fortes dores agudas.

E, apesar de atingir com mais frequência adultos na faixa etária de 20 a 49 anos, o problema também pode afetar pessoas de todas as idades, incluindo até mesmo crianças e adolescentes. 

Portanto, saber sobre o cálculo renal, seus sintomas, as causas, os exames e tratamentos feitos, é essencial para prevenir a doença e levar uma vida mais saudável e sem as dores intensas que ela causa. 

Nesse artigo, você terá acesso a essas e outras  informações. Vamos lá?

Quais os sintomas das pedras nos rins

A presença de pedras nos rins nem sempre provoca sintomas logo no início. Geralmente, as cólicas fortes na região lombar e no abdômen só são sentidas quando os cálculos causaram alguma obstrução ou se movimentaram do rim em direção aos ureteres e à bexiga. Muitas vezes, isso ocorre devido ao tamanho ou formato das pedras. 

Contudo, existem alguns sinais que podem acompanhar a doença, porém, são silenciosos ou muito comuns, fazendo com que muitas vezes sejam ignorados. Veja algum deles:

  • Náuseas ou vômitos;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição ou interrupção do fluxo urinário;
  • Suor ou calafrios;
  • Sensação de queimação ao urinar;
  • Micção excessiva ou frequente.

Além desses sintomas, outro indicativo muito comum da enfermidade é a febre, que aponta para provável existência de uma infecção urinária facilitada pela presença das pedras nos rins.

 Leia também: Como cuidar da sua saúde com 8 dicas simples

Como surgem os cálculos renais?

​​​​A formação das pedras nos rins pode ocorrer, principalmente, devido a 3 fatores: hereditariedade, pouca ingestão de água, dieta rica em sal e carne vermelha, mas também pode ocorrer devido a episódios recorrentes de infecções urinárias bacterianas, que levam à formação de cálculos de estruvita. 

Quando o paciente já possui um problema hereditário, que faz com que o seu metabolismo jogue substâncias, como cálcio, oxalato (um sal), ácido úrico, dentre outras, em excesso, esses elementos se acumulam e formam cristais, conhecidos como pedras nos rins.

Como Tratar a Gripe em Casa?

Esse mesmo processo ocorre quando há pouca ingestão de líquido. 

Já quando o consumo de sal é exagerado, os rins substituem o sódio pelo cálcio, liberando uma quantidade maior desse nutriente e estimulando a formação dos cálculos.

No caso da carne vermelha, as proteínas presentes neste alimento dificultam o dissolvimento das substâncias pelos rins, causando também um acúmulo de elementos que geram os cristais.

Os nossos rins possuem estruturas conhecidas como néfrons, que tem o objetivo de filtrar e absorver o que é benéfico para o nosso organismo e descartar o que não é. 

Como surgem os cálculos renais?

 Leia também: Conheça 7 dos principais sinais da menopausa e como lidar com eles

Quais exames diagnosticam as pedras no rins?

Além dos sinais clínicos listados, o cálculo renal também pode ser diagnosticado por meio de exames de imagem, como:

  • Ultrassonografia.
  • Raio X ou tomografia do abdômen e pelve.
  • Urografia excretora.
  • Exame de sumário de urina.
  • Avaliação da função renal.

Geralmente, o mais utilizado é a ultrassom, mas os outros procedimentos podem ser solicitados para a avaliação dos canais urinários e dos rins. 

 Leia também: O que faz um(a) endocrinologista e quais doenças ele(a) trata?

4 opções de tratamento para cálculo renal

Ao contrário do que se recomendava no passado, durante as crises deve ser evitada a ingestão exagerada de líquidos. Líquido em excesso pode aumentar a pressão da urina no rim e, consequentemente, aumentar as dores. 

Geralmente, um cálculo com tamanho menor que 5 a 7 mm de diâmetro costuma ser eliminado espontaneamente através da urina, entretanto, em alguns casos, ou nos cálculos maiores, pode ser necessária a realização de procedimentos cirúrgicos orientados pelo urologista.

Veja também: Epilepsia infantil: sintomas, diagnóstico e tratamentos!

Quando possível tratar sem cirurgia, existem os seguintes tipos de tratamento: 

1. Medicação.

Se for identificada a possibilidade do tratamento continuar em casa, e os cálculos serem expelidos pela uretra, o médico indicará analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar as dores, recomendar o repouso e o aumento da ingesta hídrica.

2. Litotripsia

A litotripsia é um tratamento inovador que usa ondas de choques para quebrar e fragmentar as pedras nos rins, facilitando que a sua eliminação ocorra pela urina. 

É um procedimento não invasivo, sem corte ou incisão e é indicada apenas para cálculos maiores.  

3. Cirurgia percutânea ou endoscópica

A cirurgia percutânea ou endoscópica, ou ainda, nefrolitotripsia percutânea (NLP) é um tratamento cirúrgico indicado para pedras nos rins maiores ou de difícil acesso.

Para o procedimento, é realizada uma pequena incisão para a passagem de uma câmera microscópica que irá identificar o cálculo. Após a detecção, a pedra pode ser retirada ou eliminada com o auxílio de um laser.

4. Ureterolitotripsia 

Já a Ureterolitotripsia (UTL), é um procedimento que retira as pedras dos rins sem incisão ou corte cirúrgico.

Com o auxílio de um ureteroscópio, que é introduzido na uretra do paciente anestesiado, o urologista obtém imagens de todo o canal que liga o rim à bexiga, como dos rins.

Após identificar onde se encontram os cálculos, o médico quebra os cálculos com a ajuda de um laser, ou outra tecnologia, e os retira. 

Como vimos, o cálculo renal nem sempre apresenta sintomas na sua fase inicial, o que torna possível descobri-lo em exames de rotina, antes de surgirem as dores intensas.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com mais pessoas, para que elas também possam se beneficiar. Ajude a levar adiante essa corrente de cuidado e prevenção!

———————–

Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP

———————–

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…