Cuidado e Prevenção

O que faz um(a) endocrinologista e quais doenças ele(a) trata?

4 Minutos de Leitura
Endocrinologista

Os hormônios que produzimos interferem diretamente em várias atividades desempenhadas pelo nosso organismo.

Quando estão em equilíbrio, são importantes aliados em vários processos. Quando não, acabam gerando uma série de transtornos e até doenças.

O profissional de referência para diagnosticar e tratar os problemas relacionados às questões hormonais é o endocrinologista; profissional não tão conhecido, mas de importância fundamental.

Neste artigo você vai conhecer, em detalhes, o que faz um(a) endocrinologista e quais doenças ele(a) trata.

Acompanhe!

O que faz um(a) endocrinologista?

O(a) endocrinologista é o(a) médico(a) cuja principal função é estudar, diagnosticar e tratar as questões relacionadas ao sistema endócrino, responsável pela produção de nossos hormônios. 

Os hormônios, por sua vez, são substâncias essenciais para o funcionamento adequado do corpo humano e, quando sofrem alterações ou desequilíbrios, algumas funções ficam comprometidas, fazendo surgir doenças e sintomas que precisam ser investigados e tratados. O chamado sistema endócrino é o conjunto de glândulas e órgãos responsáveis por regular diversas funções do organismo pela produção e secreção de hormônios. É composto por hipotálamo, pineal, hipófise, tireoide, timo, suprarrenais, pâncreas, ovários (nas mulheres) e testículos (nos homens).

Como Tratar a Gripe em Casa?

Quais as doenças tratadas por um(a) endocrinologista?

Como vimos acima, são inúmeras as glândulas e órgãos que participam da nossa produção hormonal e, por isso, também são muitas as possíveis alterações que algum desequilíbrio pode causar.

Sendo assim, as possibilidades de atuação de um(a) endocrinologista é vasta, como veremos abaixo:

1. Menopausa

O climatério e a menopausa são o período de encerramento do ciclo reprodutivo da mulher e, apesar de ser um evento natural, traz muitos desconfortos que podem ser amenizados com o acompanhamento e o tratamento do(a) endocrinologista, como a reposição hormonal, por exemplo.

👉 Saiba mais:

Conheça 7 dos principais sinais da menopausa e como lidar com eles

3. Andropausa

Da mesma forma como a menopausa afeta os hormônios sexuais femininos, a andropausa faz o mesmo com o principal hormônio sexual masculino: a testosterona.

Por conta disso, homens de mais idade podem apresentar sintomas como disfunção erétil, baixa libido, ganho de peso, redução de massa muscular, entre outros.

👉 Veja também:

Novembro Azul: veja o que os homens precisam fazer para se cuidar.

4. Hirsutismo

Doença que atinge as mulheres, cujo sintoma principal é o surgimento de pelos em regiões onde naturalmente apenas os homens apresentam essa característica, como o rosto e o peito, por exemplo.

É causado pelo aumento da testosterona e também é tratado por um(a) endocrinologista.

5. Amenorréia

Ausência de menstruação e atrasos frequentes também podem ser causados por questões hormonais, chegando a afetar, inclusive, a fertilidade da mulher.

Mais uma vez, o(a) profissional de referência para investigar, diagnosticar e tratar esse tipo de alteração é o(a) endocrinologista.

Veja também: Epilepsia infantil: sintomas, diagnóstico e tratamentos!

6. Problemas de tireoide

Hipotireoidismo, hipertireoidismo, bócio e tireoidite de Hashimoto são todos problemas comuns da glândula tireoide e que precisam de acompanhamento médico para a regularização na produção hormonal e evitar complicações.

👉 Saiba mais:

Preparamos um artigo sobre as causas e sintomas do hipotireoidismo. Clique e leia!

Problemas de tireoide

7. Cisto nos ovários

Desequilíbrios hormonais também podem estimular o surgimento de cistos e tumores nos ovários.

A síndrome dos ovários policísticos (SOP), por exemplo, é uma condição comum em mulheres jovens e também pode atrapalhar a gravidez. Se você está pensando em engravidar, considere baixar nossa cartilha gratuita da mamãe e do bebê, com muitas dicas e orientações para uma gestação mais segura, tranquila e saudável para mães e filhos. Acesse clicando neste link ou na imagem abaixo

8. Osteoporose

Existem hormônios que têm ação direta sobre os níveis de cálcio presentes no corpo humano e que, portanto, estão ligados ao surgimento da osteoporose; doença que fragiliza a estrutura óssea, principalmente de mulheres.

No período de climatério/menopausa, a baixa dos níveis de estrogênio causa grande impacto na proteção da saúde óssea e precisa ser acompanhada pelo(a) endocrinologista ou ginecologista.

9. Diabetes

A diabetes do tipo 2 está associada a desequilíbrios na produção ou na eficiência de um hormônio bem conhecido, que é a insulina.

É uma doença comum, porém silenciosa e muito perigosa, que também precisa de um acompanhamento apropriado.

👉 Saiba mais:

Conheça o diabetes tipo 2 e veja como prevenir e tratar!

10. Obesidade

A obesidade não está apenas relacionada ao consumo elevado de alimentos ou ao sedentarismo.

Os desequilíbrios hormonais também são causadores desse problema, que é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

11. Colesterol

O(a) endocrinologista também investiga as causas e orienta o tratamento do colesterol elevado, inclusive, com prescrição de medicamentos, se for o caso.

O colesterol alto está diretamente ligado à incidência das doenças cardiovasculares, responsável por um grande número de óbitos em todo o mundo.

12. Problemas de crescimento e desenvolvimento

Questões como nanismo (baixo crescimento), gigantismo (crescimento excessivo), e alterações no desenvolvimento sexual de adolescentes também são algumas questões tratadas pelo endocrinologista.

GEAP: o plano de saúde do servidor e do funcionário público!

Como vimos no artigo, são inúmeras as possíveis áreas de atuação do(a) endocrinologista, sendo importante contar com esse profissional em situações como as citadas acima.

Para isso, é fundamental estar atento a possíveis sintomas e buscar uma avaliação médica o quanto antes.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com mais pessoas, para que elas também possam se beneficiar. Ajude a levar adiante essa corrente de cuidado e prevenção!

———————–

Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP

———————–

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…