Cuidado e Prevenção

Quando procurar um(a) ginecologista e quais perguntas fazer

4 Minutos de Leitura
Quando procurar um(a) ginecologista e quais perguntas fazer

O(a) ginecologista é responsável por orientar, investigar e tratar as questões relacionadas à saúde íntima feminina, sendo que as consultas regulares com esse(a) profissional devem fazer parte do checklist da mulher.

Apesar de toda a sua importância, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre quando e por que devem buscar essa avaliação e quais as perguntas mais importantes de se fazer nessa consulta para se cuidar melhor.

Se você quer aproveitar ao máximo as oportunidades de avaliação com esse(a) profissional, confira cada dica que listamos abaixo!

Por que ir ao ginecologista periodicamente?

A primeira razão é porque o(a) ginecologista é o(a) profissional habilitado a acompanhar a saúde íntima da mulher em suas diferentes fases, desde antes da primeira menstruação, em sua iniciação sexual, ao longo de gestações, até a menopausa, sempre que a mulher precisar por qualquer necessidade.

Independentemente de problemas de saúde, as mulheres sempre podem (e devem) recorrer a esse(a) especialista para entender melhor como funciona o próprio corpo, tirar dúvidas e compreender as transformações pelas quais irá passar ao longo da vida.Esse(a) profissional é a referência de informação confiável e segura, especialmente numa área em que há tanta desinformação e tabus, como é a sexualidade.

Além disso, a consulta ginecológica é o momento ideal para a mulher saber mais sobre autocuidado íntimo, métodos contraceptivos, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e doenças prevalentes no universo feminino, como a endometriose.

👉 Veja também: Exame de mamografia: tudo o que você precisa saber

Por que ir ao ginecologista periodicamente?

Xô vergonha: não hesite em perguntar!

Mesmo visitando regularmente o(a) ginecologista, muitas mulheres saem de lá com as mesmas dúvidas que levaram. A principal razão é a timidez, já que são abordadas questões íntimas que, muitas vezes, a mulher evitaria falar até com pessoas mais próximas.

Se você também é assim, saiba que a vergonha de perguntar faz com que a consulta não seja bem aproveitada.

Quando esclarece as dúvidas que tem, a mulher adquire mais conhecimento e poder de decisão sobre o próprio corpo, permitindo a ela ter uma intimidade mais saudável.

Como Tratar a Gripe em Casa?

Portanto, não tenha vergonha, não fique com dúvidas e não deixe para depois. Se for preciso, faça uma listinha do que deseja saber e pergunte sempre, mesmo que não se sinta cem por cento segura de fazer esses questionamentos. 

Lembre-se que o ginecologista está ali para atender às suas necessidades de saúde, caso não se sinta à vontade com aquele(a) profissional, vale a pena buscar outro profissional com quem você tenha mais afinidade.

👉 Veja também: Cólicas intensas podem ser sinal de endometriose. Saiba mais!

O que observar na sua rotina antes da consulta

É muito comum a mulher procurar atendimento médico apenas quando está com algum sintoma ou incômodo. Mas, e quando o corpo parece estar “normal”, o que perguntar durante a visita ao ginecologista?

Uma dica é manter-se sempre atenta a qualquer sinal diferente em seu padrão de saúde e ir notando qualquer alteração, como dores na região pélvica e durante relações sexuais, sangramentos irregulares ou fora do período menstrual, alterações na libido e possíveis efeitos colaterais com o uso do anticoncepcional.

Além disso, problemas urinários, corrimentos, dificuldade de engravidar, ganho ou perda de peso sem motivo aparente, cansaço excessivo, lesões, coceira ou odores na região íntima são todas condições que devem ser averiguadas. 

👉 Veja também: Sangramentos fora do período menstrual? Veja aqui o que pode ser

10 Perguntas para fazer ao(à) ginecologista

Naturalmente, as questões principais em sua consulta ginecológica devem se basear em suas queixas, dúvidas e necessidades, mas, na dúvida, listamos abaixo um pequeno checklist de questões normalmente importantes de serem levantadas nessa ocasião.

Puberdade e adolescência

  • O que devo saber sobre minha primeira relação?
  • Quais os métodos contraceptivos disponíveis e qual o ideal para mim?

Menstruação

  • Meu padrão menstrual é normal (citando qual seu padrão)?
  • Quais alterações servem de alerta?

Gravidez

  • O que favorece e o que dificulta ficar grávida?
  • Como investigar minha dificuldade de engravidar?
  • O que posso (ou não) fazer durante a gravidez?

Veja também: Epilepsia infantil: sintomas, diagnóstico e tratamentos!

IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis)

  • Quais as IST’s mais comuns e quais seus sintomas?
  • Corrimento tem a ver com IST?
  • Como posso me contaminar?
  • Como prevenir? 

Menopausa

  • Quais os sinais de que estou chegando nessa fase?
  • Como são as alterações provocadas pela menopausa?
  • Quais cuidados adicionais vou precisar tomar?

Sexualidade

  • É normal sentir dor durante a relação sexual?
  • Existe uma frequência sexual considerada normal?
  • O que melhora ou piora a libido?

Conhecer o próprio corpo é o primeiro passo para identificar alterações e consultar o ginecologista a respeito dessas mudanças. Em seguida, é preciso seguir o tratamento indicado por ele para buscar o equilíbrio de uma vida mais saudável, física e emocionalmente.

👉 Veja também: Quais os sintomas mais comuns na menopausa? Conheça os 7 principais

GEAP: o plano de saúde do servidor público!

Esperamos que este artigo sirva como estímulo para que você se sinta mais confiante a procurar um(a) ginecologista e fazer todas as perguntas que precisar, sem receios ou embaraços.

Como dito no texto, esse(a) profissional é sua principal referência em cuidados íntimos e está ali para esclarecer suas dúvidas e trazer mais qualidade de vida.

E se não se sentir confortável com esse(a), busque outro(a) ou peça recomendações de amigas, até encontrar um(a) profissional com quem se sinta à vontade. O importante é se cuidar!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com outras pessoas, para que elas também possam se beneficiar. Ajude a levar adiante essa corrente de cuidado e prevenção!

———————–

Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP

———————–

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…