Cuidado e Prevenção

Os exames que toda mulher deve fazer ao longo da vida!

5 Minutos de Leitura
exames que toda mulher deve fazer ao longo da vida

Mesmo antes da primeira menstruação, existem exames que as mulheres podem (às vezes devem) fazer para manter a saúde em dia, afastando suspeitas e riscos.

Nessa lista se incluem exames preventivos (feitos de forma programada e regular), além daqueles que precisam ser feitos sempre que há algum sintoma de doença ou a mulher está passando por momentos específicos, como uma gestação ou menopausa.

Fato é que todos os exames abaixo são muito importantes, e é importante que as mulheres conheçam suas indicações e utilidades, a fim de garantir mais saúde, longevidade e qualidade de vida. 

Quer saber quais são esses exames? Continue acompanhando!

Exames importantes para as mulheres ao longo da vida

Confira abaixo exames importantes de serem feitos pelas mulheres, tanto preventivos quanto para investigar sintomas e suspeitas.

1. Exames para bebês e crianças

Desde o nascimento, alguns exames e avaliações são importantes para garantir a saúde das bebês e meninas.

Após o nascimento, é fundamental – independentemente do sexo – que sejam feitos testes como do pezinho e do olhinho. Além disso, é importante a frequência regular de visitas ao pediatra, para acompanhar o desenvolvimento da menina.

Nesta fase também podem ocorrer corrimentos vaginais, geralmente relacionados a desequilíbrios na flora vaginal, causados principalmente por questões de higiene ou manipulação da área genital pela criança.

Como Tratar a Gripe em Casa?

2. Exames de sangue e urina

Alguns exames são essenciais para avaliar o funcionamento do organismo ao longo de toda a vida, identificando questões como infecções, anemia, alterações hormonais, dentre outras questões que afetam a saúde da mulher.

Alguns dos mais comumente solicitados são:

  • Colesterol total e frações – Exame que deve ser realizado desde a infância, tornando-se cada vez mais necessário quanto maior a idade da paciente.
  • Glicemia de jejum – Importante para acompanhar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo problemas como o diabetes, mesmo em crianças.
  • TSH e T4 livre – As mulheres são as mais afetadas por alterações nos hormônios tireoidianos, que se tornam ainda mais importantes com a proximidade do climatério e menopausa.
  • Vitamina D – Essa vitamina está diretamente ligada a inúmeros processos do nosso organismo (como o sistema imunológico), sendo também um importante fator de proteção para os ossos. Como as mulheres são as mais afetadas por problemas como osteoporose, acompanhar os níveis de vitamina D é fundamental.
  • Urina rotina e cultura de urina – Pelas características anatômicas do aparelho urinário feminino, problemas como infecções urinárias acabam sendo bem mais frequentes nelas que nos homens. Por isso, caso surjam incômodos como queimação, coceira ou dor ao urinar, esses exames costumam estar entre os mais solicitados.

👉 Leia também: O que faz um(a) endocrinologista e quais doenças ele(a) trata?

3. Exame Papanicolau

Para mulheres que já iniciaram sua vida sexual, esse exame simples – porém muito importante – é um dos mais realizados pelos ginecologistas para avaliar inúmeras condições que podem pôr em risco a saúde íntima feminina.

Também conhecido como esfregaço cervicovaginal ou colpocitologia, permite a coleta de amostras de células e tecidos do endo e ectocervix (região interna e externa do colo uterino) para avaliar a presença ou não de lesões cancerígenas ou potencialmente perigosas.

Colesterol alto: sintomas e o que pode causar

Além disso, esse exame é importante também para investigar a presença de alguns tipos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como o papiloma vírus humano (HPV).

👉 Veja também:

Cuidar da saúde: 8 dicas para o seu dia a dia

4. Exames cardiovasculares

Inúmeras situações podem elevar o risco das mulheres para problemas cardíacos e cardiovasculares, sendo importante que elas estejam atentas para o acompanhamento médico regular e para os exames de rotina.

Segundo dados do Hospital do Coração (Hcor), durante a gravidez, é maior o risco de mulheres desenvolver problemas cardiovasculares (ainda que transitórios), como hipertensão e diabetes, podendo evoluir para complicações graves, como pré-eclâmpsia e eclâmpsia, o que torna importante a aferição regular da pressão e os testes glicêmicos.

Em mulheres tratadas para o câncer de mama com radioterapia, sabe-se haver maior risco para doenças coronárias. Além disso, a redução do estrogênio com a chegada da menopausa também reduz a proteção às artérias, elevando o risco de diversas doenças cardiovasculares.

Por isso, exames como eletrocardiograma, ecocardiograma e demais exames cardíacos tornam-se fundamentais.

5. Ultrassom mamário e mamografia

A saúde das mamas é um dos pontos mais importantes de se observar para proteção do bem-estar e da vida da mulher.

Para mulheres antes dos 40 anos, a opção mais indicada costuma ser o ultrassom das mamas, devido à maior densidade das mamas e para não expor as mulheres a radiação desnecessária. Esse exame é importante não só para avaliar nódulos e cistos mamários, como também para acompanhamento pré e pós-operatório de procedimentos cirúrgicos.

Já para as mulheres com mais de 40 anos, a mamografia torna-se um exame indispensável para acompanhar a saúde mamária, especialmente relacionada ao risco de câncer de mama. A indicação é de que seja realizada anualmente ou conforme indicação médica.

6. Exames durante a gravidez

Durante períodos específicos da vida da mulher – como na gravidez – alguns exames tornam-se muito importantes, como:

  • Ultrassom: realizado durante toda a gestação – de acordo com a indicação médica – para acompanhar o desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe.
  • Cardiotocografia: para acompanhar os batimentos cardíacos do bebê.
  • Exames de sangue laboratoriais – para monitorar parâmetros nutricionais, visando possível suplementação.
  • Demais exames que se fizerem necessários por conta de alguma alteração específica desenvolvida pela gestante.

7. Densitometria óssea

Com a chegada do climatério e menopausa, os níveis de estrogênio no organismo da mulher costumam cair drasticamente.

Entre outras funções, esse hormônio participa do processo de absorção do cálcio pelo organismo, além da renovação celular óssea, e sua ausência favorece a fragilização dessas estruturas e o desenvolvimento da osteoporose

Nesse sentido, o exame de densitometria óssea é o mais importante para acompanhar a saúde dos ossos e indicar possíveis ações para prevenir o problema.

👉 Veja também:

7 sintomas da menopausa (e dicas de como aliviar)

8. Ultrassom abdominal ou transvaginal

Mais realizado durante gestações, o ultrassom – abdominal ou transvaginal – é um dos exames mais indicado para avaliar a saúde dos ovários, bexiga, útero e parte do reto.

Também é uma avaliação importante para identificar causas de dor pélvica, irregularidade menstrual ou sangramento vaginal não explicado.

GEAP: o plano de saúde do servidor público!

Neste artigo você conheceu exames considerados fundamentais para preservar a saúde e o bem-estar da mulher durante toda a vida.

Alguns podem ser solicitados a qualquer momento, outros em épocas e situações mais específicas, mas fato é que – num ou outro momento – são todos fundamentais.

Mas para a realização de cada um deles, o primeiro passo é buscar por uma avaliação médica para saber o que precisa ser investigado, acompanhado ou tratado. Como tudo em saúde, ter uma atitude preventiva e proativa quanto à própria saúde é sempre melhor.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com mais pessoas, para que elas também possam se beneficiar. Ajude a levar adiante essa corrente de cuidado e prevenção!


Promover a assistência à saúde aos seus beneficiários, por meio de uma gestão sustentável, ética, inovadora e transparente é a missão da GEAP Saúde – Fundação de Assistência ao Servidor Público!

QUERO SER UM BENEFICIÁRIO GEAP

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…