Cuidado e Prevenção

10 Doenças Respiratórias e Como Detectar?

7 Minutos de Leitura
doenças respiratórias

As doenças respiratórias são comuns durante o ano inteiro, mas é no inverno e nos períodos de tempo seco que elas se tornam ainda mais intensas. 

Você sabe quais são as principais doenças respiratórias que afetam nossa população e como identificá-las?

A seguir, veremos uma lista com as principais doenças respiratórias, por que elas surgem e como se proteger.

Quais os sintomas respiratórios?

As doenças respiratórias são aquelas que afetam as estruturas do sistema respiratório como boca, nariz, laringe, faringe, traqueia e pulmão.

Elas podem atingir pessoas de todas as idades e, na maioria das vezes, estão associadas à saúde do sistema imunológico, ao estilo de vida e à qualidade do ar. 

Dependendo da sua duração, as doenças respiratórias são classificadas como: agudas ou crônicas.

No caso das doenças crônicas, a pessoa pode nascer com a doença que, para além das causas externas, pode ser genética, como a asma, por exemplo. Enquanto as doenças respiratórias agudas surgem mais frequentemente a partir de infecções do sistema respiratório.

Como identificar doenças respiratórias?

A observação dos sintomas é uma das formas mais comuns de identificar as doenças respiratórias, uma vez que seus sinais são muito característicos. Quando sofre com algum problema do tipo, o indivíduo costuma apresentar:

  • congestão nasal;
  • coceira e vermelhidão na região do nariz;
  • produção de muco;
  • espirros;
  • dores na face e na cabeça;
  • olhos lacrimejantes;
  • coriza.

Além da observação dos sintomas, o médico poderá solicitar exames específicos para um diagnóstico mais preciso. Os mais comuns são raio X do tórax,  testes alérgicos, tomografia e espirometria.

O que é pneumonia? Sintomas, causas e tratamentos!

Quais são as principais doenças respiratórias?

As doenças respiratórias podem ser agudas, quando surgem de forma repentina ou podem ser crônicas, quando evoluem com o passar do tempo e exigem um tratamento mais demorado. Conheça os principais tipos:

1. Asma 

A asma é uma doença muito comum em crianças do sexo masculino e ocorre devido a uma inflamação nas partes internas do pulmão, provocando inchaço e reduzindo a passagem do ar nestas estruturas. 

Por isso, os principais sintomas da asma são:

  • falta de ar;
  • dificuldade para respirar;
  • tosse sem catarro;
  • chiado no peito;
  • fadiga.

A causa da asma é desconhecida, mas sofrer com alergias, ter pai ou mãe com asma, ter tido outras infecções respiratórias e estar exposto a poluição do ar podem estar relacionadas com o surgimento de crises asmáticas.

2. Rinite Crônica 

A rinite crônica é uma inflamação da parte interna do nariz que, em alguns casos, é causada por uma alergia a pelos de animais, pólen, mofo ou poeira, sendo conhecida como rinite alérgica. 

No entanto, a rinite também pode ser causada por poluição do ambiente, alterações rápidas do clima, estresse, uso excessivo de descongestionantes nasais ou ingestão de alimentos picantes e, nestes casos, é conhecida como rinite crônica não alérgica.

Os sintomas da rinite crônica alérgica e não alérgica são basicamente os mesmos, incluindo:

  • espirros;
  • tosse seca;
  • coriza;
  • nariz entupido;
  • dor de cabeça.

A coceira no nariz, olhos e garganta é muito comum quando a rinite crônica é causada por alergia.

Sintomas da pressão alta: cuidados e tratamentos

3. Tuberculose

A Tuberculose é uma doença contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, mais popularmente conhecida como bacilo de Koch (BK). Esta doença afeta os pulmões, mas, dependendo do grau, pode afetar outros órgãos, como rins, ossos e coração.

No geral, esta doença causa sintomas como:

  • tosse por mais de três semanas;
  • tosse com sangue;
  • dor para respirar;
  • febre;
  • suor noturno;
  • perda de peso;
  • falta de ar.

Entretanto, algumas pessoas podem estar infectadas com a bactéria e não apresentar sintomas.

O tratamento para tuberculose é indicado pelo médico pneumologista e costuma se basear no uso de uma combinação de antibióticos. Os remédios receitados pelo médico devem ser tomados conforme orientação e geralmente o tratamento dura por mais de 6 meses

4. DPOC 

Sigla para doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC representa um conjunto de doenças pulmonares que podem obstruir a passagem de ar nos pulmões. As mais comuns são:

  • Enfisema pulmonar: acontece quando a inflamação obstrui estruturas no pulmão parecidos com sacos de ar, os alvéolos.
  • Bronquite crônica: ocorre quando a inflamação obstrui os tubos que levam ar para os pulmões, os brônquios.

Pessoas que fumam ou que estão expostas a produtos químicos por muito tempo estão mais propensas a desenvolver estes tipos de doenças. 

O sintoma mais comum é a tosse persistente há mais de três meses, com catarro e falta de ar. É recomendado procurar atendimento de um médico pneumologista, pois essas doenças não têm cura, mas é possível controlar os sintomas. 

Alguns medicamentos que poderão ser indicados pelo médico são os broncodilatadores e os corticoides. Além disso, parar de fumar e reduzir a inalação de agentes químicos evitam que essas doenças piorem.

5. Pneumonia 

A pneumonia é uma infecção que atinge os alvéolos pulmonares, que funcionam como sacos de ar. Essa doença pode atingir um ou os dois pulmões e é causada por vírus, bactérias ou fungos

Os sintomas da pneumonia podem variar de pessoa para pessoa, principalmente se for criança ou idoso, mas em geral são:

  • febre alta;
  • dor para respirar;
  • tosse com catarro;
  • calafrios;
  • falta de ar. 

Algumas pessoas têm maior risco com a pneumonia, como crianças menores de 2 anos, adultos com mais de 65 anos, pessoas com baixa imunidade por alguma doença ou que estejam em tratamento com quimioterapia. Por isso, nesses casos, ao surgirem os primeiros sintomas, é importante procurar atendimento médico o quanto antes.

6. Gripe 

Gripe

Gripe ou resfriado: qual a diferença?

A gripe é uma infecção causada pelo vírus Influenza e dura em torno de 7 a 10 dias. Os sintomas da gripe são conhecidos, como a tosse, dor de cabeça, febre e coriza

Geralmente, no inverno, as pessoas ficam em locais aglomerados, por isso os casos de gripe aumentam. O resfriado é frequentemente confundido com a gripe, mas é provocado por outro tipo de vírus. Veja as diferenças neste artigo.

Na maioria das vezes os sintomas da gripe melhoram com tratamento em casa. Entretanto crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa devem ser acompanhadas por um clínico geral

O tratamento da gripe é baseado no uso de medicamentos para aliviar os sintomas, além do aumento da ingestão de líquidos e repouso.

Atualmente, existem campanhas de vacinação contra a gripe pelo SUS, para pessoas com mais riscos de contrair a doença e apresentar complicações, mas também está disponível em clínicas particulares.

7. Faringite 

A faringite é uma infecção causada por vírus ou bactérias, que atinge uma região do fundo da garganta, também conhecido como faringe. Os sintomas mais comuns da faringite são:

  • dor para engolir;
  • sensação de garganta arranhando;
  • febre.

Caso os sintomas persistam após 1 semana, é importante procurar um clínico geral ou otorrinolaringologista.

O tratamento para a faringite vai depender da sua origem. Caso seja causada por vírus (faringite viral) poderão ser receitados medicamentos para aliviar a dor de garganta. Já se for causada por bactérias (faringite bacteriana), podem ser indicados antibióticos. 

É sempre importante lembrar que a pessoa com faringite deve manter repouso e ingerir bastante líquido. 

8. Bronquite aguda 

A bronquite aguda acontece quando os tubos que levam ar da traqueia para os pulmões, chamados de brônquios, ficam inflamados. Esse tipo de bronquite tem duração curta e é causada, geralmente, por vírus. 

Muitas vezes, os sintomas de bronquite podem ser confundidos com sintomas de gripe e resfriado, já que são semelhantes, incluindo coriza, tosse, cansaço, chiado no peito, dores nas costas e febre. 

A bronquite aguda dura em média de 10 a 15 dias, e os sintomas tendem a desaparecer dentro deste prazo, mas o acompanhamento com clínico geral ou pneumologista é importante para que não ocorram complicações. 

Se os sintomas permanecerem, principalmente a tosse com catarro e a febre é necessário retornar ao médico.

9. Covid-19 

Covid-19

A Covid-19 é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus SARS-CoV-2, que atinge o sistema respiratório e que pode levar ao aparecimento de sintomas até 14 dias após a infecção. 

Inicialmente, os sintomas de Covid-19 são semelhantes aos da gripe, no entanto, à medida que o vírus se multiplica no organismo, pode haver perda de olfato e paladar, dor no peito e dificuldade para respirar. 

Nos casos em que é indicado ir ao hospital, é importante que seja utilizada uma máscara descartável e que seja feita a lavagem e desinfecção das mãos de forma frequente, pois assim é possível prevenir a transmissão do vírus para outras pessoas.

No hospital, serão feitos exames que ajudem a verificar a confirmar a gravidade da doença, bem como a necessidade de internação, o que pode ser recomendado nos casos mais graves.

Já nos casos mais leves, pode ser apenas indicado que a pessoa repouse, beba bastante líquidos ao longo do dia, tenha uma alimentação leve e fique em isolamento, podendo ser também indicado pelo médico o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

10. SDRA

A síndrome do desconforto respiratório agudo acontece quando há acúmulo de líquido nos alvéolos, que são os sacos de ar dentro dos pulmões, o que faz com que não chegue oxigênio em quantidade suficiente no sangue. 

Esta síndrome surge geralmente em pessoas que já sofrem com outra doença pulmonar em estado mais avançado ou alguém que sofreu um acidente grave do tipo afogamento, ferimentos na região do tórax, inalação de gases tóxicos.

Outros tipos de doenças graves podem provocar a SDRA, como doenças graves do pâncreas e coração. É importante lembrar que a SDRA acontece geralmente em pessoas muito debilitadas e hospitalizadas, exceto no caso de acidentes. 

Essa condição requer atendimento de emergência, e o tratamento é realizado por vários médicos, devendo ser feito em unidade hospitalar.

Geap: o plano de saúde do servidor!

As doenças respiratórias atrapalham a qualidade de vida e ainda podem evoluir para graves complicações. Por isso, a busca por orientação médica assim que os sintomas surgirem é essencial.

Conte com a Geap para cuidar da sua saúde!

A Geap é uma operadora de planos de saúde voltada exclusivamente para o servidor e empregado público e toda sua família. Contamos com diferenciais que você não encontra em outros planos. Conheça:

  • Planos com cobertura ambulatorial, hospitalar, obstetrícia e odontológica.
  • Mensalidades mais acessíveis.
  • Número maior de dependentes.
  • Abrangência nacional.
  • Mais de 17 mil prestadores disponíveis em todo o país.
  • 77 anos atuando no ramo da saúde.
  • Entidade sem fins lucrativos, voltada para a melhoria dos serviços.

Conheça os nossos planos e torne-se um beneficiário Geap!

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…