Plano de Saúde Que Cobre Psiquiatra? Entenda Como Funciona – Geap Saúde .site-main { margin-top: 106px; }

Plano de Saúde Que Cobre Psiquiatra? Entenda Como Funciona

Plano de saúde que cobre psiquiatra e psicologo é o desejo de muitas pessoas que entendem a importância de cuidar da saúde mental. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mundialmente, cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão, doença que necessita de tratamento especializado e multiprofissional.

Veja, neste artigo, como funcionam os planos de saúde que cobrem psiquiatra.

Boa leitura!

Psiquiatra ou psicólogo? Entenda as diferenças

Uma dúvida comum entre a população que busca atendimento psíquico é sobre qual especialista procurar. Afinal, existem tantas especialidades na área da saúde que um paciente em sofrimento psicológico tende a ter dúvidas. 

Afinal, qual a diferença entre as especialidades?

O foco de atuação do psicólogo é o tratamento de questões emocionais e comportamentais, como dificuldades em relacionamentos interpessoais, superação de traumas ou bloqueios decorrentes de um trauma, bem como questões específicas demandadas pelo paciente e que possam ser tratadas do ponto de vista terapêutico, por meio de sessões de psicoterapia, utilizando de escuta ativa ao paciente, expandindo sua percepção sobre as possíveis causas de seu incômodo e traçando metas que buscam o êxito do tratamento.

O médico psiquiatra é responsável por tratar os transtornos mentais, com a utilização de terapia farmacológica, além de sessões mensais com escuta ativa sobre a melhora e/ou sintomas adversos à medicação, dessa forma, é possível chegar a um medicamento e dose adequados para o paciente.

Veja também: Saiba qual é o papel do exercício físico no combate à depressão

De acordo com a OMS, em 2019 quase um bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental. É um número alarmante e que precisa de acompanhamento periódico por um profissional da saúde. 

Conheça os principais transtornos existentes e suas classificações:

  • Transtornos de ansiedade, como fobia social, síndrome do pânico, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e transtorno da ansiedade generalizada.
  • Transtornos de humor, como depressão e transtorno bipolar.
  • Transtornos alimentares, como anorexia, bulimia e transtorno de compulsão alimentar.
  • Transtornos psicóticos, como transtorno delirante e esquizofrenia.
  • Transtornos de personalidade, como transtorno de personalidade borderline e transtorno de personalidade antissocial.

Veja também: Como a depressão pode afetar a rede de apoio e como superar esse transtorno.

Como funciona a cobertura de psiquiatra por planos de saúde?

Reunimos algumas das dúvidas mais comuns acerca da cobertura da especialidade de psiquiatria por planos de saúde. Confira:

1. Todo plano de saúde deve cobrir psiquiatra?

Sim. As regras da ANS estabelecem que, ao contratar um plano de saúde, o beneficiário tem direito a tratamento psiquiátrico, psicoterápico e psicológico. 

2. Como é a cobertura para atendimento do tipo hospital-dia?

O hospital-dia é um serviço que faz o intermédio entre o tratamento ambulatorial e a internação convencional. Nele, devem ser desenvolvidos programas de atenção e tratamentos intensivos, com equipe multiprofissional, incluindo, o uso de medicamentos.

O atendimento em hospital-dia psiquiátrico está disponível para indivíduos que apresentem as seguintes condições de saúde:

  • Transtornos mentais e emocionais em decorrência de substâncias psicoativas.
  • Transtornos psicóticos e delirantes.
  • Transtornos de humor.
  • Transtornos de desenvolvimento.

Apesar de ainda serem encarados como tabu, os antidepressivos são essenciais para o tratamento da depressão.

3. Quais as limitações a esse tipo de cobertura? 

Consultas com psiquiatra são ilimitadas. Entretanto, a ANS recomenda que essas intervenções aconteçam em ambulatórios e consultórios.

Nos casos de internações, são cobertos pelo plano apenas 30 dias, sejam eles corridos ou não. A partir do 31° dia, o plano pode cobrar uma taxa de coparticipação, desde que essa condição esteja no contrato. 

Importância da saúde mental para o bem-estar

Durante muito tempo, os cuidados com a saúde mental eram envolvidos em uma série de tabus. Nos dias atuais é mais fácil compreender a importância do equilíbrio emocional para a vida do indivíduo e de seu grupo familiar.

Por isso, reforçamos e fazemos coro à OMS, que afirma que não há saúde sem saúde mental. Por fim, é de fundamental importância estar atento a sinais de instabilidade emocional e buscar auxílio o mais rápido possível. Não deixe para depois o que deve ser resolvido agora!

Geap: o plano de saúde do servidor!

A Geap é uma operadora de planos de saúde voltada exclusivamente para o servidor e funcionário público, além de seus dependentes. Temos planos de saúde que cobre Psiquiatria e outras vantagens, como:

  • Presença em todas as capitais do país e no Distrito Federal.
  • Quase 80 anos de experiência no segmento da saúde.
  • Mais de 17 mil prestadores: clínicas, hospitais, laboratórios e especialistas.
  • Planos com rol de cobertura maior do que o proposto pela ANS.
  • Planos personalizados para a sua necessidade, incluindo assistência odontológica.
  • Programas de promoção à saúde para prevenção de doenças.

Clique no link abaixo para ter mais informações, conhecer nossas inúmeras opções de planos e, se tornar mais dos nossos beneficiários.

Torne-se um beneficiário Geap!


Mais Cobertura de plano de saúde