area-beneficiarioNotíciasPlano de saúde

Uso da tecnologia na saúde: entenda sua importância!

5 Minutos de Leitura
Enfermeira tocando ilustrações de órgãos

Em todas as áreas da sociedade, a tecnologia tem assumido um papel cada vez mais decisivo, agilizando processos, reduzindo falhas e aumentando a eficiência.

Na saúde não é diferente. Desde a invenção do raio X ao uso da Inteligência Artificial para análise de exames, as mudanças têm sido constantes e cada vez mais rápidas.

Hoje, vamos saber mais sobre como o uso da tecnologia na saúde vem mudando a medicina no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, bem como na gestão de unidades de saúde.

Acompanhe com a gente!

Tecnologia aplicada à saúde

Na definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a tecnologia aplicada à saúde é:

“A aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida”.

Ou seja, qualquer ferramenta tecnológica utilizada com o objetivo de antecipar ou agilizar diagnósticos, tratar e prevenir o surgimento ou a piora de doenças é considerada uma tecnologia aplicada à saúde.

O surgimento desses mecanismos não é recente, mas atualmente eles vêm sendo aprimorados de forma mais rápida, aperfeiçoando a relação entre médico e paciente e ajudando a construir uma medicina mais rápida e eficaz.

Isso porque as novas tecnologias não são adotadas apenas em ambientes médico-hospitalares, mas também pelos próprios pacientes, que passam a ter acesso a aplicativos, monitores, medidores e outros instrumentos importantes para o acompanhamento de sua saúde.

Quais são as principais doenças respiratórias e como detectar?

O uso da tecnologia na saúde

O que é pneumonia? Sintomas, causas e tratamentos!

O avanço da tecnologia aplicada à saúde não está apenas na criação de equipamentos médicos mais modernos, mas em todos os setores relacionados ao segmento, conforme veremos adiante. 

1. Sistemas de gestão médica

Na área de gestão, já é possível contar com softwares que auxiliam a administração de unidades de saúde, tornando mais simples as atividades operacionais e a própria rotina daquele espaço. 

Nem sempre o profissional de saúde que gerencia uma clínica, consultório ou hospital possui conhecimentos sólidos na área administrativa. Nessas situações, um sistema de gestão torna essa atividade mais fácil de ser executada.

Gripe ou resfriado: qual a diferença?

2. Prontuários eletrônicos

Os prontuários eletrônicos reúnem as informações dos pacientes e são disponibilizados em formato digital, facilitando o acesso por qualquer profissional autorizado, independentemente do local onde ele esteja.

De maneira rápida e precisa, a equipe de saúde tem em mãos todo o histórico do paciente, incluindo suas últimas consultas, diagnósticos, procedimentos e tratamentos realizados. Com estas informações, a consulta será muito mais completa.

3. Prescrição eletrônica

As prescrições eletrônicas também já são uma realidade e estão disponíveis para médicos, farmacêuticos e pacientes. Por meio da ferramenta digital, médicos podem solicitar exames, prescrever receitas, atestados e laudos de forma remota.

Os pacientes recebem estes documentos via aplicativos de mensagens ou por e-mail e acessam a plataforma para visualizá-los.

A prescrição também facilita o trabalho de farmacêuticos, que podem consultar os receituários no site e dispensar os medicamentos com mais segurança e agilidade.

Sintomas da pressão alta: cuidados e tratamentos

4. Segurança da informação na saúde

Mas, será que é seguro manter tantas informações no mundo digital? Empresas de tecnologia e de saúde se preocupam com essa questão diariamente e, por isso, também vêm fortalecendo a segurança de todos esses dados.

Os aplicativos, sistemas e plataformas têm uso restrito, mediante o uso de senhas fortes, sistemas de criptografia, além de identificarem os profissionais que acessam tais informações, via CPF ou seu registro profissional.

Além disso, as regras impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impuseram normas bastante rígidas para captação, armazenagem e uso de informações pessoais dos usuários, com penas graves para as empresas que as infringirem.

5. Marketing digital 

Uma das faces mais visíveis da tecnologia aplicada à saúde é por meio da presença das marcas de empresas do setor na vida e no dia a dia dos pacientes, oferecendo conteúdos, respondendo dúvidas nas redes sociais ou interagindo com eles como nunca.

Além disso, por meio das tecnologias disponíveis hoje, as empresas do setor conseguem aperfeiçoar suas estratégias e atuação, uma vez que têm acesso a dados cada vez mais ricos sobre pacientes.

Desta forma, é possível enviar e-mails personalizados, parabenizando o paciente pelo seu dia ou sugerindo dicas de conteúdos relacionados às suas preferências e particularidades.

Além disso, com estratégias mais assertivas, empresas podem fidelizar pacientes, aumentar a visibilidade da marca e elevar as vendas.

6. Inteligência artificial

Máquinas que realizam procedimentos cirúrgicos com a orientação remota do médico. Este e outros exemplos são uma realidade permitida pelo uso da Inteligência Artificial, que pode ser definida como a capacidade de um dispositivo de executar tarefas mais seguras e com maior precisão ao tratamento, em conjunto a ação de comando do médico especialista.

Dentre muitos benefícios, podemos listar a rapidez no diagnóstico e tratamento de doenças, a redução de erros, procedimentos menos invasivos e pós-operatórios mais rápidos.

Telemedicina: uma revolução

A telemedicina é um exemplo do uso da tecnologia a favor da saúde. De forma totalmente digital, o médico pode realizar consultas, liberar receitas e atestados, solicitar e avaliar exames, além de acompanhar pacientes durante o seu tratamento.

Durante a pandemia, pudemos perceber a importância da telemedicina na continuidade do tratamento preventivo e clínico de doenças, mesmo quando uma das principais orientações era não sair de casa para evitar a propagação do coronavírus.

Se antes havia alguma dúvida quanto à eficiência desse tipo de atendimento, hoje a realidade é outra. A telemedicina é uma opção prática e segura para médico e paciente, tem um custo menor para ambos e facilita a constância nos tratamentos.

Além disso, a consulta presencial pode ser solicitada pelo médico, caso ele identifique essa necessidade. Portanto, como todas as demais tecnologias, a telemedicina veio para somar e revolucionar a forma de cuidar da saúde. 

A Geap é uma operadora de planos de saúde referência em serviços prestados ao servidor público. Atuando há quase 80 anos no segmento, com diferenciais realmente vantajosos. Confira:

  • Planos com e sem coparticipação.
  • Grande variedade de planos, com cobertura ambulatorial, hospitalar, obstétrica e odontológica.
  • Presente em todas as capitais do país, no Distrito Federal e em milhares de municípios.
  • Planos com rol de procedimentos maior do que o exigido pela ANS.
  • O melhor sistema de telemedicina do mercado sem coparticipação, o Telessaúde Geap.
  • Mensalidades mais acessíveis.
  • Inclusão de um número maior de dependentes e muito mais.
Related posts
Plano de saúde

Problemas vasculares ou cardiovasculares: entenda as diferenças

5 Minutos de Leitura
Os problemas vasculares e cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, à frente de motivos como câncer ou acidentes de…
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…