Cuidado e Prevenção

Doenças das mamas: conheça as 8 mais comuns!

5 Minutos de Leitura
Doenças das mamas: conheça as 8 mais comuns!

Estamos no Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e aos cuidados em relação às doenças das mamas, em especial, o câncer de mama. 

Saber mais sobre essas enfermidades é fundamental para o reconhecimento dos sintomas e para auxiliar na busca pelo atendimento correto. 

Vamos conhecer mais sobre elas?

A importância dos cuidados com as mamas!

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres com mais de 40 anos e, que também afeta homens em 1% dos casos. E, para 2022, estima-se o surgimento de mais de 66 mil casos da doença. 

Os dados revelam ainda que a doença continua sendo a principal causa de morte de mulheres, uma estatística que também deve crescer nos próximos anos, segundo os estudos nessa área.

Por essas razões, é fundamental que homens e, principalmente, mulheres ajam preventivamente, realizando exames que facilitem e antecipem o diagnóstico, ponto fundamental para o diagnóstico precoce, tratamento e cura da doença.

Leia também: Quando procurar um ginecologista? Saiba a importância de procurar este profissional periodicamente!

Doenças das mamas: os 8 tipos mais comuns

1) Cistos mamários

O cisto mamário é a lesão benigna mais comum da mama, que surge geralmente nas mulheres em idade fértil.

O cisto mamário, é uma pequena coleção líquida envolta por uma membrana, formando uma espécie de bolsa ou saco, que fica localizada dentro da mama. 

Na grande maioria dos casos, são assintomáticos e nem sempre são perceptíveis ao toque manual. 

Os cistos mamários podem ser simples ou complexos:

  • Cisto mamário simples: um cisto simples é bem circunscrito, tem paredes finas e conteúdo puramente líquido no seu interior.
  • Cisto complexo: os cistos complexos são definidos como massas com paredes espessas, com septos no seu interior e um aspecto heterogêneo, com características mistas de lesão líquida e sólida. O cisto complexo é incomum, apenas 5% dos cistos identificados ao ultrassom têm essa característica.

A ultrassonografia é habitualmente o exame de imagem utilizado para identificar os cistos mamários, uma vez que esse método permite facilmente a identificação de estruturas preenchidas por líquidos.

Gripe ou resfriado: qual a diferença?

2) Câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno, causado pela multiplicação desordenada das células da mama. O sintoma mais comum é a presença de um nódulo rígido, fixo (não se move à manipulação), não uniforme e que costuma ser indolor na maioria das vezes.

A mama afetada também pode apresentar pele retraída, que se costuma chamar de aspecto “casca de laranja”, descamação, mamilo invertido e secreção espontânea de coloração clara ou avermelhada.

O autoexame das mamas é um dos recursos disponíveis para que as mulheres possam, elas mesmas, acompanharem sua saúde mamária. Contudo, os exames de imagem, como a ecografia mamária e, principalmente a mamografia, continuam sendo essenciais nesse cuidado, já que, especialmente esta última, permite identificar formações milimétricas, o que não é possível pelo autoexame.

O tratamento é orientado pelo médico e pode incluir sessões de quimioterapia, radioterapia, cirurgias e outros procedimentos.

3) Doença de Paget

A Doença de Paget é um tipo raro de câncer, que afeta a região do mamilo e da aréola da mama. Os sintomas incluem irritação, coceira, vermelhidão e queimação.

O diagnóstico da doença é feito com exames de imagem, como a mamografia, a ressonância e o ultrassom.

O tratamento da doença de Paget depende da extensão do tumor ao qual está associado, mas é basicamente cirúrgico. A mastectomia (retirada da mama) costuma ser uma das principais opções de tratamento e é indicada para pacientes com tumores avançados. Para tumores pequenos e pouco invasivos, há a opção da cirurgia conservadora, com restauração posterior da aréola e do mamilo da mulher.

Veja também: O que você precisa saber sobre a endometriose?

4) Fibroadenoma

O fibroadenoma é o tumor benigno mais comum da mama, presente em cerca de 10% das mulheres, comum entre mulheres de 15 aos 35 anos e tende a regredir após a menopausa, o fibroadenoma surge nas mamas ou nas axilas, geralmente durante a menstruação e a gestação. 

Existem dois tipos de fibroadenoma, que são classificados de acordo com as suas características histológicas: simples e complexo. Essa distinção é feita através da avaliação da biópsia por um patologista.

O fibroadenoma costuma ser assintomático e pode ter como causa, as alterações hormonais. Apesar de não requerer tratamento, por ser uma condição benigna, é recomendado o acompanhamento médico e exames periódicos para avaliar o nódulo.

Não é necessário remover cirurgicamente todos os fibroadenomas comprovados por biópsia. Dependendo de seus sintomas, histórico familiar e preocupações pessoais

O autoexame facilita a detecção do nódulo, mas o diagnóstico profissional deve ser buscado para descartar outras doenças

5) Mastalgia

A mastalgia é o nome da dor mamária que cerca de 70% das mulheres sentem em alguma fase da vida. Geralmente, surge durante o período menstrual, na menopausa ou como sintoma de doenças, como a artrite ou a fibromialgia.

Embora não esteja relacionada ao câncer de mama, visto que a maioria dos tumores malignos não têm a dor como sintoma, a mastalgia deve ser diagnosticada pelo médico para afastar a suspeita de outras patologias.

6) Ectasia ductal

É uma inflamação dos ductos mamários, locais por onde passa o leite durante a amamentação. Os sintomas são secreção de cor escura, dor e, em alguns casos, a presença de nódulos.

O diagnóstico é feito com a ajuda de exames de ultrassom. Dependendo da gravidade da doença, o médico pode prescrever antibióticos e analgésicos para controle dos sintomas.

Veja também: Conheça os exames que toda mulher deve fazer ao longo da vida. 

7) Displasia mamária

A displasia é uma alteração benigna, causada pelo excesso de líquidos nas mamas devido às variações hormonais. Os sintomas mais comuns são dor, inchaço e nódulos, que se tornam mais intensos no período menstrual.

O tratamento consiste apenas na redução dos sintomas, com uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

8) Afecção funcional benigna das mamas (AFBM)

O termo, na verdade, engloba todas as alterações benignas que afetam as mamas. Como vimos, as mais comuns são os cistos mamários, o fibroadenoma, a mastalgia e a displasia mamária. 

Essas afecções não são indicativas de câncer de mama, mas devem ser investigadas para um diagnóstico correto e preciso, o que é determinante também para o alívio dos sintomas.

Geap: o plano de saúde do servidor!

Como você viu, agir preventivamente é a melhor forma de diagnosticar precocemente as doenças das mamas, dentre elas, o câncer de mama, tipo que mais mata mulheres no Brasil. 

A Geap tem os melhores planos de saúde para ajudar você nessa tarefa!

A Geap é uma operadora de planos de saúde voltada exclusivamente para o servidor ou empregado público, com diferenciais importantes. Vamos conhecê-los?

  • 77 anos de atuação no segmento da saúde.
  • Entidade sem fins lucrativos.
  • Mensalidades mais acessíveis.
  • Planos com abrangência nacional, regional, estadual e municipal.
  • Ampla rede credenciada e cobertura.
  • Atende a um rol maior do que o estabelecido pela ANS.
  • Maior número de dependentes e muito mais.

Conheça os planos de saúde disponíveis e escolha o seu!

TORNE-SE UM BENEFICIÁRIO GEAP!

Related posts
Cuidado e PrevençãoPlano de saúde

Dicas de saúde específicas para as mulheres!

5 Minutos de Leitura
Março é o mês destinado a lembrar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres, apesar de ser importante também comemorar suas vitórias e…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentação

Dia Mundial da Obesidade: o que fazer para evitar ou tratar

5 Minutos de Leitura
Março foi o mês escolhido para se lembrar do Dia Mundial da Obesidade; data criada para ressaltar a importância dos cuidados com…
area-beneficiarioCuidado e PrevençãoDicas de alimentaçãoPlano de saúde

Dicas de alimentação para ter saúde o ano todo!

4 Minutos de Leitura
Comer é necessário não apenas para nossa existência, mas também para termos uma existência plena, saudável e com qualidade de vida. A…